Gaudium news > “Somente a fé pode transformar o egoísmo em alegria”, declara o Papa no Ângelus

“Somente a fé pode transformar o egoísmo em alegria”, declara o Papa no Ângelus

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 13-09-2010, Gaudium Press) Deus “não se cansa nunca de vir ao nosso encontro, percorre sempre primeiro a estrada que nos separa Dele”. Neste domingo, Bento XVI destacou em seu tradicional discurso antes da recitação da oração mariana do Ângelus “as parábolas da misericórdia”, tema do Evangelho do dia, de São Lucas.

Segundo o Papa, a grande mensagem das parábolas é que cada cristão é chamado a superar o egoísmo por Deus e pelo próximo. “É Deus que com a Cruz toma a si a humanidade pecadora para redimi-la”, disse. Para o pontífice, as parábolas sobre a ovelha desgarrada, o filho pródigo e a dracma perdida falam sobre a msiericórdia divina que está sempre próxima ao homem.

Outro importante aspecto dos textos ressaltado por Bento XVI é que a fé supera o egoísmo e o abre aos outros. “Somente a fé pode transformar o egoísmo em alegria e restabelecer relações justas com o próximo e com Deus”. Cada um é chamado, como o filho pródigo, a percorrer a peregrinação interior que significa retornar “à casa”, isto é, “a si mesmo e ao pai”, explicou o Santo Padre.

frayleopoldo2.jpg
Frade capuchinho Leopoldo de Alpandeire

Em seguida – e depois também em suas habituais saudações em diversas línguas – o Santo Padre pediu orações pela sua viagem à Inglaterra, que começa nesta quinta-feira. “Peço a todos que me acompanhem com a oração nessa viagem apostólica. Confiemos à Virgem Maria, cujo nome santíssimo hoje celebramos na Igreja, o nosso caminho de conversão a Deus.”

Ressaltando a sua satisfação em visitar o país, destacou a beatificação do Cardeal John Henry Newman, cuja cerimônia presidirá no domigo. “Que a sua personalidade e o seu ensinamento sejam para a nossa época e para o ecumenismo uma fonte de inspiração à qual todos nós possamos recorrer.”

Aos fiéis espanhóis presentes, Bento XVI comentou a beatificação do frade Leopoldo de Alpandeire, ocorrida no mesmo dia em Granada, na Espanha: “A vida deste simples e austero religioso capuchinho é um canto à humildade e à confiança em Deus e um modelo luminoso de devoção a Nossa Senhora.”

Entre os presentes ao pátio interno do palácio apostólico de Castel Gandolfo estava um grupo de bispos do “Ecumenical Meeting”, promovido pelo Movimento dos Focolares, que se encontram reunidos em Castel Gandolfo para um congresso de uma semana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas