Papa nomeia novo arcebispo para Quito, no Equador
Dom Trávez, atualmente, é presidente da União de Conferências Lationamericanas Franciscanas (Uclaf) |
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-09-2010, Gaudium Press) O Papa nomeou no último sábado um novo arcebispo para Quito, no Equador. Trata-se de Dom Fausto Gabriel Trávez, que até o momento atuava como bispo da cidade equatoriana de Babahoyo. O novo prelado substituirá Dom Raul Eduardo Vela Chiriboga, cuja renúncia, por já ter alcançado o limite de idade, foi aceita pelo Papa Bento XVI.
Dom Trávez nasceu em Toacazo, Província de Cotopaxi, no Equador, no dia 18 de março de 1941, realizando seus estudos primários e secundários no Colégio Seráfico de Guápulo, em Quito. Na mesma cidade, no Studentatu Franciscano, iniciou os cursos de Filosofia e Teologia, que foram terminados na Universidade San Buenaventura, em Bogotá, Colômbia.
Em janeiro de 2003, Dom Trávez foi nomeado bispo titular de Sulleto. No mesmo ano, no dia 23 de março, tornou-se Vigário Apostólico de Zamora. Entre suas muitas realizações pastorais, destacam-se sua assistência espiritual ao Movimento Juvenil Franciscano (Mojufra), fundado pelo prelado em 1960, e a fundação da comunidade das Irmãs Missionárias Franciscanas da Juventude, em 1982, e dos Irmãos Missionários Franciscanos da Juventude, em 2001.
O prelado foi ainda, de 2005 até 2008, membro da Comissão Episcopal do Magistério da Igreja equatoriana e presidente da comissão episcopal para as Missões. Atuou também na Comissão Episcopal de Leigos da Igreja do Equador.
O novo arcebispo de Quito é atualmente presidente da União de Conferências Latinoamericanas Franciscanas (Uclaf) e presidente da Conferência Franciscana Bolivariana.
Com informações da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE).
Deixe seu comentário