Uruguai celebrou a 32ª edição de sua Jornada Nacional da Juventude
Montevidéu (Sexta-feira, 10-09-2010, Gaudium Press) Todos os anos, no primeiro domingo de setembro, cada uma das dioceses uruguaias celebra a Jornada Nacional da Juventude. Este evento, que teve sua 32ª edição no último domingo, 5, é a oportunidade que a cada ano os jovens católicos uruguaios têm de vivenciar um encontro com Jesus e de aprofundar o convite de serem discípulos missionários.
A jornada, que se celebrou com o lema “Vamos a tua casa, jesus nos espera”, foi convocada e organizada pela Comissão Nacional de Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU), e se inspirou em parte do Evangelho de Lucas que fala do encontro de Jesus e Zaqueu: “Zaqueu, desce, porque hoje devo ficar na tua casa”.
Sobre o lema da Jornada, Dom Aruturo Fajardo, bispo de San José de Mayo e presidente da Comissão Nacional de Pastoral Juvenil da CEU, disse em uma carta aos jovens do Uruguai por ocasião do encontro juvenil: “Este ano nos inspira o texto de Zaqueu (Lc 1, 10), queremos ver Jesus, queremos encontrar com Ele, com sua Palavra que nos preenche de vida e esperança”.
Jornada é oportunidade que os jovens católicos uruguaios têm de aprofundar o convite de serem discípulos missionários |
O prelado, fazendo referência ao Documento de Aparecida, também disse que “no encontro com Cristo queremos expressar a alegria de sermos discípulos do Senhor e de termos sido enviados com o tesouro do Evangelho”.
Mais adiante, recorrendo de novo ao texto de Aparecida, Dom Fajardo, falou aos jovens sobre a alegria de serem discípulos: “A alegria que temos recebido no encontro com Jesus Cristo, que reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, desejamos que chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos os que jazem pela margem do caminho”.
Entre as atividades preparatórias para este encontro, foram realizadas uma série de jornadas de reflexão para descobrir a riqueza da Lectio Divina, da leitura orante da Bíblia. Sobre isso, Dom Fajardo, em sua mensagem, afirmou: “O descobrir da riqueza da Lectio Divina foi para muitos jovens e para a Pastoral Juvenil uma das conquistas mais significativas e esperançosas deste tempo”.
Por fim, o prelado convidou os jovens a “aprofundar a vocação de discípulos missionários de Jesus Cristo como projeto essencial e projeto de vida (…), para que se comprometam como verdadeiros protagonistas da renovação da Igreja e da sociedade”.
A Jornada Nacional da Juventude, que coincidiu com o Terceiro Congresso Latinoamericano de Jovens, que acontece na Venezuela até domingo, também foi preparatória para aqueles jovens uruguaios que assistirão à Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada em Madri, em agosto do ano que vem.
Com informação da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU).
Texto original de Sonia Trujillo
Deixe seu comentário