Gaudium news > Termina hoje, na Argentina, encontro de bispos sobre a comunicação da Igreja do Conel Sul

Termina hoje, na Argentina, encontro de bispos sobre a comunicação da Igreja do Conel Sul

Buenos Aires (Quinta-feira, 09-09-2010, Gaudium Press) Chega ao fim na tarde de hoje, na sede das Pontifícias Obras Missionárias de Buenos Aires, Argentina, mais um Encontro de Delegados das Comissões de Comunicação das Conferências Episcopais do Cone Sul da América.

O evento, que começou nesta terça-feira, 07, reuniu bispos presidentes e secretários executivos das comissões de Comunicação das conferências episcopais de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, além de autoridades do Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).

O último dia de evento servirá para as autoridades presentes discutirem sobre a Missão Continental e a comunicação social nas conferências episcopais. No encerramento das atividades, está prevista a divulgação de uma declaração a respeito da comunicação social na região.

Amanhã, já encerrado o evento, com o intuito de integrar os participantes, através de um momento cultural, o Celam, em conjunto com a Conferência Episcopal Argentina (CEA), organizará um passeio pelo Santuário Nacional de Luján e seus arredores.

 

cone sul_celam.JPG
Encontro termina hoje com relfexão sobre a Missão Continental e a comunicação social nas conferências episcopais/ Foto: Celam

Encontro: dias anteriores
O primeiro dia do Encontro de Delegados das Comissões de Comunicação das Conferências Episcopais do Cone Sul da América teve abertura presidida pelo bispo colombiano de Engativá e presidente do Departamento de Comunicação do Celam, Dom Hector Gutiérrez Pabón, e discurso proferido pelo secretário do mesmo órgão, presbítero Carlos Arturo Quintero.

A palestra inicial ficou a cargo do arcebispo de Mercedes-Luján e presidente da Comissão Episcopal de Comunicação Social, Dom Agustín Radrizzani, que versou a respeito dos “Signos da Vida em Sociedade”, destacando que o impulso de comunicar nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo.

A segunda palestra foi a do teólogo argentino padre Juan Carlos Scannone. O sacerdote, que falou a respeito dos “Signos da Vida na América Latina”, fez uma análise do processo de globalização e de seus crescentes desafios, a partir do ensinamento social da Igreja. As atividades da terça-feira se encerraram com uma reflexão acerca dos desafios de uma comunicação social na Igreja do Cone Sul da América.

O segundo dia de debates começou com uma palestra proferida pelo diretor da Oficina de Imprensa da Conferência Episcopal Argetina (CEA), Padre Jorge Oesterheld. Discorrendo sobre os “Signos da Vida na Igreja e na comunicação”, o sacerdote argentino traçou um panorama da evolução dos diferentes documentos eclesiais relacionados à comunicação social desde o Concílio Vaticano II até Aparecida.

Terminada a apresentação de Padre Jorge, foram iniciados trabalhos em grupo, com o objetivo de partilhar ideias entre diferentes conferenciais episcopais. Nestas reuniões, foi ressaltada pelos participantes, entre outras coisas, a necessidade de serem autênticos comunicadores da verdade.

O encerramento do Encontro se deu com uma reflexão em torno das exposições realizadas até aquele momento. Foram discutidos desafios e critérios comuns com o intuito de ajudar a melhorar o trabalho de comunicação da Igreja na América Latina, através da quebra de estruturas que, porventura, sejam obstáculo para uma comunicação mais clara e direta.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas