Começa hoje no México mostra sobre a Virgem de Guadalupe
Site do museu da Basílica de Guadalupe traz mais informações sobre a exposição que começa hoje |
Cidade do México (Quinta-feira, 09-09-2010, Gaudium Press) Dentro das comemorações do Bicentenário da Independência do México – cuja celebração principal acontecerá no dia 16 de setembro – o Museu da Basílica de Guadalupe, localizado na capital Cidade do México, estreia hoje a exposição temporal “Mãe da pátria. A imagem Guadalupana na História mexicana”. O ato de inauguração da mostra acontecerá às 19h e terá cerimônia presidida pelo reitor da Basílica de Guadalupe, Dom Diego Monroy Ponce.
De acordo com a arquidiocese do México, serão mais de 100 obras artísticas que mostrarão o papel fundamental que, desde o século XVI até os dias de hoje, teve a Virgem Morena na conformação da identidade mexicana. A exposição mostrará também a força, o afinco, o protagonismo e a permanência da Guadalupana na vida do povo do México através dos séculos e, de maneira particular, seu lugar durante o período do nascimento do movimento de independência.
A mostra estará distribuída em cinco núcleos temáticos: “Padroeira do Reino; “Padroeira de nossa Liberdade”; “Protetora dos mexicanos”; “Mãe da Nação”; e “Símbolo da Mexicanidade”. Tudo isso poderá ser visto através de diversas expressões artísticas, tais como, esculturas, pinturas, ourivesaria, fotografias, vídeos, e arte popular.
Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas no site do museu da Basílica de Guadalupe: www.mubague.org.mx.
História da Exposição
Segundo informações do site do Museu da Basílica de Guadalupe, a ideia da exposição surgiu em 2008 a partir do interesse de várias instituições de arte no México de realizar uma grande mostra que ressaltaria o lugar da “Moreninha Tepeyac” na identidade mexicana.
Inicialmente, foi instituída uma exposição itinerante integrada por 52 obras – que hoje fazem parte da coleção privada do museu de Guadalupe – a qual de pois passou por 4 museus: Museu Arocena, em Torreón, Museu de Arte do Estado de Veracruz, Museu de Arte de Querétaro e Museu Modelo de Ciência e Indústria de Toluca.
Texto original de Sonia Trujillo
Deixe seu comentário