Às vésperas de sua viagem à Grã-Bretanha, Bento XVI diz que Cardeal Newman foi exemplo de vida íntegra
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 08-09-2010, Gaudium Press) “Estou muito ansioso pela minha visita ao Reino Unido, dentro de uma semana, e envio saudações afetuosas a todo o povo da Grã-Bretanha”, afirmou o Papa, em inglês, comentando sua visita internacional que se aproxima, a peregrinos reunidos na Sala Paulo VI do Vaticano para a audiência geral de hoje,
Conforme Bento XVI, cardeal Newman foi um “verdadeiro e grande homem inglês” |
A visita do Papa à Grã-Bretanha na próxima semana, entre os dias 16 e 19, será a primeira visita de Estado de um pontífice ao país. O núcleo desta visita é a beatificação do cardeal John Henry Newman, sacerdote anglicano convertido ao Catolicismo, teólogo eminente e um dos maiores intelectuais britânicos de seu tempo.
“Será uma alegria particular para mim beatificar o venerável John Henry Newman em Birmingham, no domingo 19 de setembro”, declarou o Papa em sua mensagem. Cardeal John Henry Newman foi um “verdadeiro e grande homem inglês” de “uma vida sacerdotal exemplar”, que deixou “uma extensa e duradoura contribuição para a Igreja e a sociedade, tanto em sua terra nativa quanto em muitas outras partes do mundo”. O Papa deseja que “mais e mais pessoas se beneficiem de sua sabedoria gentil e sejam inspiradas por seu exemplo de integridade e santidade de vida”. O Papa expressou também desejo de se encontrar com “representantes das muitas tradições religiosas e culturais que compõem a população britânica, bem como líderes civis e políticos” e agradeceu à Rainha e ao arcebispo de Canterbury pelo convite”.
O fato de o Papa Bento XVI presidir a cerimônia de beatificação do cardeal Newman é uma exceção na regra introduzida por ele mesmo em um decreto de setembro de 2005. Agora, o Santo Padre preside apenas as cerimônias de canonização que acontecem no Vaticano. As cerimônias de beatificação que são realizadas em Igrejas locais são presididas por um representante pontifício, normalmente o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos ou um outro cardeal.
Deixe seu comentário