Gaudium news > Mosteiro de São Bento promove curso de “Exegese dos Padres da Igreja”

Mosteiro de São Bento promove curso de “Exegese dos Padres da Igreja”

São Paulo (Quarta-feira, 08-09-2010, Gaudium Press) Começou nesta segunda-feira, 06, na Faculdade de São Bento, no Largo São Bento, região central de São Paulo, o curso “Exegese dos Padres da Igreja. Promovido pelo Mosteiro de São Bento de São Paulo e pelo Mosteiro da Transfiguração, o curso é gratuito e está sendo ministrado pelo monge beneditino de ordem camaldolense, professor Dom Guido Innocenzo Gargano, das 19h às 21h30.

As aulas irão até a próxima sexta-feira, 10, e versarão sobre os padres, a patrologia e a exegese, que por sua vez serão apresentados aos alunos subdivididos em outros quatro temas, que são: “Judeus e cristãos frente à Bíblia”; “Os padres cristãos entre “Tipologia” e “Alegria””; “A herança comum da hermenêutica dos Padres Cristãos”; e “Os Padres e a “Lectio Divina”” na Igreja.

O objetivo do curso, segundo o próprio professor Dom Guido ao site do Mosteiro de São Bento, é fazer com que os participantes adquiram conhecimento de uma etapa da história da exegese, referente aos grande exegetas da Idade Média, que praticavam um método particular. Conforme o monge beneditino, o que será ensinado em sala de aula, procurará abrir as mentes das pessoas à possibilidade de se aproximarem das Sagradas Escrituras e darem valor as intuições produzidas pela experiência da fé.

Dom Guido espera também que através do curso os estudantes aprendam e se tornem conscientes de uma diferença clássica na antiguidade cristã: a diferença entre a Plenitude do Verbo e a Plenitude do Livro. Ambas se referem a Sagrada Escritura, mas a primeira diz respeito apenas aos justos e a segunda também aos réprobos. Na primeira, o leitor da Bíblia acolhe o Verbo com amor e fortalece seu espírito; na segunda, o leitor da Bíblia acolhe o Verbo apenas como ciência.

 

Dom Guido Innocenzo Gargano
Dom Guido Innocenzo Gargano é professor extraordinário de Patrologia do Pontifício Instituto Oriental, em Roma; professor de História da Exegese dos Padres da Igreja no Pontifício Instituto Bíblico; e professor de Teologia Sacramentária Oriental e Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Urbaniana. Todas as instituições de ensino localizadas em Roma.

Monge beneditino de ordem camaldulense, Dom Guido já desempenhou vários cargos institucionais na Congregação Beneditina Camaldolense, assim como na Congregação para as Igrejas Orientais Católicas da Santa Sé. Atualmente, é Prior do Mosteiro de São Gregório sobre o Monte Célio, em Roma, e atua como Procurador da Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento junto ao Vaticano.

Dom Guido dedica-se também à redação de livros voltados aos temas nos quais é especialista. Existem vários volumes de sua autoria dedicados à Lectio divina sobre os Evangelhos e sobre as Cartas de Paulo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas