Prefeito da Congregação para a Educação Católica ressalta em mensagem a brasileiros a importância da Pastoral Vocacional
São Paulo (Segunda-feira, 06-09-2010, Gaudium Press) O prefeito da Congregação para a Educação Católica, o cardeal polonês Zenon Grocholewsky, enviou uma mensagem redigida especialmente para o 3º Congresso Vocacional brasileiro, promovido pela CNBB e que está sendo realizado desde o dia 3 em Itaici, no estado de São Paulo. A mensagem foi lida durante o início dos trabalhos.
Nela, ao recordar a história dos Congressos anteriores, o cardeal enfatiza a questão da importância da formação sacerdotal, emulando, ao mesmo tempo, os motes do Congresso – o tema “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”.
“Desejo realçar a especificidade das vocações ao ministério presbiteral no horizonte da nova evangelização e, consequentemente, a necessidade de promover a pastoral vocacional nas comunidades eclesiais, para que ao Povo de Deus não faltem jamais pastores autênticos”, escreve o cardeal Grocholewsky.
Para o cardeal, é preciso criar meios para que os jovens respondam com coragem e gerosidade o chamado vocacional de Deus. “É necessário solicitar as novas gerações para acolher com coragem e generosidade a própria chamada específica, sobretudo na América Latina e no Brasil onde a maioria da população é formada de jovens. A esses vem recordado que a vocação que possuem é aquela de serem amigos de Cristo, seus discípulos”.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário