Artigo: “Dá-me Senhor o entusiasmo para ir além dos obstáculos”, diz arcebispo de Maringá
Maringá (Sexta-Feira, 03-08-2010, Gaudium Press) Dom Anuar Battisti, arcebispo metropolitano de Maringá (PR), em seu último artigo, escrito em forma de oração, fala sobre a importância e a necessidade de “orar em tempos difíceis”. E às vésperas da celebração da Independência do Brasil, lembra oportunamente do dia da pátria e pede a Deus para olhar com amor paterno todos os filhos e filhas espalhados nos mais recônditos lugares deste “país continental”.
Em artigo-oração, Dom Anuar aborda importância da reza diária |
“Ó Deus criador do céu e da terra, que nos destes a vida, o ar, a água, o sol, o chão e nos fizestes à sua imagem e semelhança; diante de Ti Criador e Pai, venho prostrar-me humildemente e dizer: sou Teu filho criado para crescer, povoar e aperfeiçoar a terra. Peço perdão porque até hoje só soube usufruir dos bens que me destes.
A terra está seca, as plantas estão murchando, o ar está poluído, a água esta contaminada. Senhor, tudo está mudado. Já não existem mais as estações climáticas. Não sei como resistir ao calor e ao frio. Não sei quando virá a chuva abundante.
Tudo ao nosso redor parece caminhar para a destruição. O meu desejo seria começar tudo de novo, mas é impossível. Neste instante Te peço que envie a água da vida, para restaurar a natureza e o meu coração de pedra. Lembro Senhor do que dissestes: “Tu serás feliz se obedeceres aos meus mandamentos”!
Senhor, perdão pela minha desobediência, pela minha falta de amor à natureza tão abundante e fértil. Sei que tudo foi criado por amor, também eu. Porém ainda não aprendi a amar, nem a mim, quanto mais às coisas que criastes. Sei que ainda estou longe da tua vontade, do teu projeto de vida.
Senhor sinto que os meus amigos, meus companheiros de caminhada estão tomando outros caminhos. Muitas vezes me vejo sozinho e me vem o desânimo, a vontade de dizer: está tudo perdido. Muitas vezes sinto-me impotente diante dos problemas que se avolumam a cada dia. Tenho a impressão de que a vida não vale nada.
A natureza morre, as coisas morrem, os homens matam-se, tudo parece falar de destruição. Esses sentimentos invadem frequentemente a minha alma. Restaura Senhor, o valor da vida no meu coração e daqueles que comigo caminham. Senhor venho humildemente te pedir, tire esta visão negativa do meu coração, afaste para longe o pessimismo e faça com que eu seja mais corajoso.
Ajuda-me a superar a mim mesmo e aos meus limites humanos e assim olhar o mundo como Tu o vês. Ilumina Senhor, com Teu Espírito, a minha mente e o meu coração a fim de que eu possa ser um sinal concreto do teu amor. Dá-me Senhor o entusiasmo para ir além dos obstáculos e dificuldades que me rodeiam.
Aumentai a minha fé, a fim de transpor as montanhas da destruição da vida, principalmente de milhares de jovens que sem sentido buscam a felicidade sem limites. Quero ser um instrumento de amor e de esperança, para dar um novo sabor à vida, quero ser luz para iluminar as trevas da morte, quero ser cada vez mais seu filho para ser digno de chamar-te de meu Pai.”
Por fim, Dom Anuar pede o dom do discernimento para todos os “filhos e filhas de Deus”, e que assim possam escolher sabiamente os dirigentes do nosso país e aproveitar a oportunidade de exercerem suas responsabilidades como cidadãos brasileiros.
“O Brasil nasceu aos pés da Tua cruz. Firmai o meu passo e o de todos nós brasileiros, como discípulos que queremos ser, seguindo-te como Caminho, Verdade e Vida. Ó Maria Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira desta Pátria amada, ajudai-nos a “fazer tudo o que Teu filho disser”, neste tempo e momento difíceis que vivemos. Amém”.
Deixe seu comentário