Serviço Jesuíta para Refugiados faz apelo para evitar conflitos no Sudão
Acampamento de refugiados no Sudão. Desde 2005, cerca de 350 mil sudaneses já voltaram para casa |
Cartum (Quinta-feira, 02-09-2010, Gaudium Press) Preocupada com o que pode ocorrer nas regiões sul e norte do Sudão, após o resultado do referendo que acontecerá no país em 09 de janeiro do próximo ano, a organização internacional católica Serviço Jesuíta para Refugiados fez um apelo às autoridades locais para que possíveis problemas sejam resolvidos de forma pacífica. Com informações da Rádio Vaticana.
O referendo foi proposto pelo governo sudanês para decidir se o sul, onde habita a maioria cristã, quer se separar do norte, de maioria muçulmana. O medo dos representantes das Igrejas cristãs do país é que o resultado possa não ser aceito por ambos os lados. Antecipando-se a um possível conflito, a organização católica jesuítica pediu à comunidade internacional que continue dando apoio à realização do referendo para evitar que o pior aconteça.
A consulta popular é baseada nos acordos de paz de 2005, que cessaram vinte anos de lutas entre o norte e o sul. Conforme a Rádio Vaticana, desde então, cerca de 350 mil sudaneses, que fugiram ou foram retirados de suas casas pelo governo devido ao conflito étnico- religioso, já puderam voltar a seus lares.
Deixe seu comentário