Começa hoje visita Ad Limina dos bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB
Segundo Dom Pepeu, desafios pastorais como a violência e a situação dos jovens serão apresentados ao Papa |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 01-09-2010, Gaudium Press) Após uma pausa motivada pelo período estivo europeu, entre julho e agosto, retornam em ritmo regular no Vaticano as visitas “Ad Limina Apostolorum”. Hoje, começam os bispos brasileiros do Regional Nordeste 3 da CNBB, região eclesiástica composta pelos estados da Bahia e de Sergipe. O grupo permanece em Roma até o dia 11 de setembro.
Trata-se da primeira “Ad Limina” do Regional ao Papa Bento XVI. Nos últimos anos, os bispos baianos e sergipanos foram recebidos em quatro ocasiões no Vaticano, quando o pontífice ainda era João Paulo II: em 1985, 1990, 1995 e 2002.
O coordenador da visita, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, afirma que os principais desafios pastorais da região que serão apresentados ao Papa são a violência e a situação dos jovens, especialmente no que diz respeito às drogas.
A circunscrição eclesiástica do Regional Nordeste 3 conta com quatro arquidioceses metropolitanas: Aracaju, São Salvador de Bahia, Vitória da Conquista e Feira de Santana. O atual presidente do Regional é Dom Ceslau Stanula.
Para os bispos, a visita “Ad Limina Apostolorum” é uma oportunidade para apresentarem a situação das suas dioceses ao Papa de forma particular. Além disso, os prelados aproveitam a ocasião para visitar diversos dicastérios da Cúria Romana e se reunirem com diferentes eminências da Igreja.
Deixe seu comentário