Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba realiza Curso de Bioética com perspectiva da Pastoral da Saúde

Arquidiocese de Curitiba realiza Curso de Bioética com perspectiva da Pastoral da Saúde

Curitiba (Quarta-Feira, 01-09-2010, Gaudium Press) A Pastoral da Saúde da arquidiocese de Curitiba, no Paraná, em parceria com o Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), promoverá o Curso de Bioética na Perspectiva da Pastoral da Saúde. As aulas serão ministradas nos dias 18 e 29 de setembro, 09 e 30 de outubro e 13 e 27 de novembro, no auditório Sobral Pinto da PUC-PR, na capital paranaense. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 17 de setembro.

O curso consiste em uma breve introdução ao estudo da Bioética e da Pastoral da Saúde, que embora disciplinas diferentes, possuem e compartilham objetivos comuns: o bem estar do ser humano, a promoção da vida e a dignidade da pessoa humana, como explica o coordenador do curso e professor de teologia e bioética da PUC-PR, Waldir Souza: “Queremos através dos encontros desenvolver e descobrir pontes que contribuam para aquilo que une a Bioética e a Pastoral da Saúde e, sobretudo, as possibilidades de sua aplicação prática”.

Já a coordenadora da Pastoral da Saúde da arquidiocese de Curitiba, Ireonilda Machado de Conto, destaca que o curso é muito importante para a Igreja local, pois irá preparar agentes de pastoral para acompanhar pessoas enfermas, atuar em hospitais, centros de saúde, paróquias, além de auxiliar nas questões relacionadas propriamente à Bioética. “É preciso fazer acontecer as iniciativas do Documento de Aparecida, mostrando o rosto samaritano da Igreja nas situações de enfermidades, levando solidariedade e esperança onde a vida está ameaçada” (DA 401), enfatiza a coordenadora.

Na programação do curso estão relacionadas as seguintes temáticas a serem refletidas e estudadas: “Princípio da Biótica e Bioética e os limites da vida”, com o professor Mário Sanches; “O sofrimento e cuidados paliativos”, com o professor Waldir Souza; “O que é a Pastoral da Saúde, nas dimensões solidária, comunitária e política institucional”, com o assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde, Padre Fábio Pinto; e por fim, “A estrutura da Pastoral da Saúde na arquidiocese de Curitiba”, com o também assessor da pastoral, Carlos Renato Moiteiro. Os temas serão apresentados em forma de exposição dialogada e depois discutidos em um grande plenário para esclarecimento de possíveis dúvidas.

De acordo com Padre Fábio Pinto, a arquidiocese espera e aguarda a participação de um grande número de agentes e voluntários da pastoral. “Promoveremos um diálogo entre fé e conhecimento científico, entre Bioética e saúde, entre cuidado e promoção da vida”, afirma.

Por sua vez, o professor Waldir reforça que o curso contribuirá efetivamente no conhecimento associado à prática pastoral, e que essa mesma prática levará a um processo reelaborativo do conhecimento em função da necessidade local. “Não é possível fazer apenas uma teologia reflexiva, de cima para baixo, nos moldes neo-escolástico. A reflexão teológica necessita ser iluminada pela práxis como a práxis precisa ser iluminada pela reflexão. Eis aí o primeiro passo para aproximar a teologia da realidade e instrumentalizar com qualidade os agentes de pastoral, que ao seu modo, já fazem teologia”, conclui.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas