Caminhada Vocacional na diocese catarinense de Criciúma atrai milhares de fiéis
Cerca de cinco mil pessoas participaram da Caminhada, munidas de faixas, cartazes e balões |
Criciúma (Terça-Feira, 31-08-2010, Gaudium Press) A tradicional Caminhada Vocacional da diocese de Criciúma, no estado de Santa Catarina, reuniu neste último domingo, 29, cerca de cinco mil fiéis de várias paróquias e comunidades da região. Munidos de faixas, cartazes, bandeiras e balões, os fiéis tomaram conta da rodovia que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, cantando, rezando e pedindo ao Senhor pelas vocações e por todos os vocacionados.
De acordo com o coordenador da Pastoral Vocacional, Padre Antoninho Rossi, a caminhada teve como objetivo realizar em um clima de oração, a petição a Deus para que envie mais operários para sua messe. “É claro que com um evento como este nós também queremos chamar a atenção da sociedade como um todo, para o aspecto vocacional, enfocando de maneira especial a vocação sacerdotal, religiosa e matrimonial”, ressaltou o sacerdote.
O coordenador afirmou ainda que as expectativas do evento foram totalmente alcançadas, com a participação efetiva de um “povo animado e orante, durante todo o trajeto da caminhada”. Padre Antoninho destacou a presença de muitos seminaristas, que participam da caminhada para rezar e motivar a sua vocação, e de um grande número de jovens, que conforme salienta o sacerdote, “são prioridade para a diocese, pois sem os jovens nossa Igreja perderia boa parte de seu brilho”.
Para o padre Antoninho, um dos momentos marcantes da caminhada foi quando a coordenação do evento pediu aos fiéis que, em silêncio, apresentassem a Deus suas intenções e pedidos. Ele lembra que mesmo com a grande quantidade de pessoas reunidas no local, o silêncio “falou mais alto, numa linda demonstração de fé e de devoção que me emocionou”, conta o padre.
Após a caminhada, o bispo de Criciúma celebrou uma missa no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio |
Logo após a chegada no Santuário houve a celebração da santa missa, que foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, e concelebrada por diversos padres da diocese catarinense. Dom Jacinto ressaltou a caminhada como um momento de unidade da diocese. “Estamos a caminho da santidade. Assim como caminhamos hoje, cada um com seu jeito particular, chegamos aqui todos juntos. Assim deve ser a nossa vida de caminhada, cada um respeitando o jeito do outro, mas sem perder a humildade”.
Ao final da celebração, padre Antoninho agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância da caminhada, que vem fortalecer o trabalho da Pastoral Vocacional e agregar mais operários e voluntários que também “clamam ao Senhor por santas e novas vocações”.
Deixe seu comentário