África do Sul conclui sua Assembleia Sacerdotal anual
Marianhill (Segunda-feira, 30-0810-2010, Gaudium Press) Terminaram ontem, na cidade de Marianhill, os trabalhos da assembleia sacerdotal anual do Conselho Nacional de Sacerdotes da África do Sul. A assembleia tinha sido aberta no dia 23.
Na pauta das discussões, estiveram temas atuais e importantes para a Igreja local, como as celebrações e os frutos do Ano Sacerdotal na África do Sul; as atuais dificuldades dos sacerdotes sulafricanos em particular nas dioceses rurais; a valorização do seu papel de líderes espirituais e o apoio da Igreja sul-africana ao seu ministério.
Uma parte significativa dos trabalhos foi dedicada à discussão dos novos desafios impostos pelo rápido processo de urbanização no país. De acordo com os bispos, trata-se de um fenômeno que vem acompanhado de um significativo declínio da presença da Igreja no interior, o que exige uma reavaliação da organização das dioceses rurais.
Correlato, de certa forma, a este tema, foi discutido também o problema da sobrecarga de trabalho em muitas paróquias. Um seminário de estudo sobre a liderança espiritual do sacerdote na África do Sul hoje, organizado pelo Instituto de Jesus da África do Sul, foi dedicado somente para este assunto.
No âmbito das diretrizes, a assembleia solicitou aos bispos do país para que continuassem a apoiar programas de formação e atualização para a promoção dos sacerdotes para a posição de responsabilidade das dioceses.
Outro tema abordado na reunião foi a celebração do Ano Sacerdotal na África do Sul. O Conselho expressou satisfação e apreço pelas numerosas e frutíferas iniciativas tomadas nesta frente com o apoio da Conferência Episcopal. Além disso, a assembleia também promoveu a renovação do executivo do Conselho: para a presidência, foi eleito o Padre Christopher Slater, da diocese de Port Elisabeth.
Deixe seu comentário