Schülerkeis tem início em Castel Gandolfo com foco na hermenêutica do Concílio Vaticano II
Liturgia pós-conciliar será um dos tópicos abordados no encontro deste ano |
Castel Gandolfo (Sexta-feira, 27-08-2010, Gaudium Press) Começa hoje no centro Mariapoli, em Castel Gandolfo, mais uma edição do anual Schülerkeis. Schülerkeis? Sim, Schülerkeis, também conhecido como “Círculo de ex-Alunos de Ratzinger”, fórum criado por pupilos do então professor Joseph Raztinger nas faculdades de Teologia de Tubina e Ratisbona, na Alemanha, em 1978 e desde então realizado anualmente.
Feito tradicionalmente no fim do mês de agosto ou no começo de setembro, quando Bento XVI ainda se encontra em repouso em Casteal Gandolfo, o Schülerkeis traz sempre um tema principal para discussão teológica. A edição deste ano se debruçará, essencialmente, sobre a “Hermenêutica do Concílio Vaticano II”.
Quem discursará sobre o tema, na presença do Santo Padre, é o novo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, eleito por Bento XVI em julho, o arcebispo suíço Dom Kurt Koch.
Dom Kurt declarou ao jornal Osservatore Romano, que traz em sua edição de hoje detalhes sobre o Schülerkeis, que os tópicos relacionados ao tema principal que irá abordar nos seus dois discursos serão “O Concílio Vaticano II entre a tradição e a inovação. A hermenêutica da reforma entre a hermenêutica de uma continuidade com ruptura e de uma continuidade não histórica”; e “”Sacrosanctum concilium” e a reforma pós-conciliar da liturgia”.
Além de ex-alunos do docente Joseph Ratzinger, participarão do Schülerkeis este ano também estudiosos atuais de sua teologia. Fazem parte do grupo, por exemplo, o Cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, e Dom Hans-Jochen Jaschke, bispo auxiliar de Hamburgo, além de professores, teólogos, párocos, religiosos, religiosas e leigos.
O Schülerkeis acontece até o próximo dia 30, segunda-feira. O encontro do Papa com o grupo será amanhã.
Deixe seu comentário