Começa hoje na Colômbia Congresso Nacional de Educação Católica
Para Dom RIcardo, a Igreja tem o dever de infundir a sabedoria e a força do Evangelho na humanidade |
Medellín (Quinta-feira, 26-08-2010, Gaudium Press) Acontecerá pela sétima vez na Colômbia o Congresso Nacional de Educação Católica. O evento, promovido pela Confederação Nacional Católica de Educação Católica (Conaced) da Colômbia, começará hoje, 26, em Medellín, com o lema “Saber e Poder na Escola”. Participarão do encontro educadores de todo o país com o propósito de incentivar a reflexão sobre a missão da escola católica no contexto social, cultural e – em unidade com o tema proposto para este ano – em torno do sujeito sociopolítico na instituição escolar.
Em uma mensagem publicada por ocasião do Congresso, o arcebispo de Medellín, Dom Ricardo Tobón Restrepo, destacou que o encontro acadêmico é “um importante esforço que devemos valorizar e agradecer àqueles que seguem dedicados a pensar e a promover o serviço fundamental da educação; serviço próprio do cristão e profundamente unido à missão da Igreja”.
A Igreja no serviço educativo
O arcebispo de Medellín também discorreu a respeito do importante lugar que a Igreja ocupa no serviço educativo. Segundo o prelado, a Igreja tem o dever de infundir a sabedoria e a força do Evangelho na humanidade e não pode ficar à margem do serviço educativo.
” A Igreja deve aproveitar todos os meios para inspirar uma educação que defenda em toda a pessoa sua dignidade e sua vocação de eternidade; que potencialize a pessoa a viver, através da riqueza como homem e mulher, o dom do amor e da vida; que promova os direitos fundamentais e invioláveis de todo o ser humano, direitos anteriores e superiores a qualquer instância jurídica; que ensine a pessoa, superando o plano puramente biológico e psicológico, a se integrar harmoniosa e criativamente na sociedade, para contribuir com o melhor de si aos demais”, declarou.
Aproveitando o contexto do Congresso, Dom Tobón também fez um convite a todos, para que, como fruto do evento de hoje, descubram a necessidade de apoiar os colégios católicos, oferecendo um acompanhamento espiritual e pastoral aos docentes, assim como aos pais de família, e desta forma, se tornem protagonistas de uma autêntica educação, que contribua com verdadeiras soluções aos graves problemas políticos e sociais enfrentados pela Colômbia.
Conferências
Entre as conferências que serão apresentadas durante o encontro acadêmico estão: “O poder do saber na Escola Pública”, “Religião e política no Bicentenário: contribuições da Igreja e da Escola Católica, ontem e hoje, na causa da emancipação”, e “Desaprender e reaprender a formação do sujeito político na escola”, entre outras.
Participarão do Congresso Nacional de Educação Católica, além do arcebispo de Medellín, o presidente do Conaced, Padre José Leonardo Rincón e o arcebispo de Manizales, Colômbia, Dom Gonzalo Restrepo, que presidirá uma cerimônia eucarística ao término do evento.
Confederação Nacional Católica de Educação
A Confederação Nacional Católica de Educação (Conaced) é uma corporação colegial sem fins lucrativos criada 1938 pelo arcebispo de Bogotá na época, Dom Ismael Perdomo.
A corporação foi fundada com o propósito de prestar um serviço pastoral, pedagógico e técnico à educação na Colômbia, orientado-a com base nos princípios da Igreja Católica. Atualmente, está associada a colégios católicos de gestão privada e vinculada a colégios oficiais que são administrados por entidades religiosas.
Com informações a arquidiocese de Medellín e da Conaced.
Texto Original de Sonia Trujillo
Deixe seu comentário