Bispos brasileiros discutem formas de ampliar a catequese no país
Brasília (Quinta-feira, 26-08-2010, Gaudium Press) Foi realizado de 23 a 25 de agosto, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, a reunião dos bispos responsáveis pela catequese nos 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento teve a presença de 11 bispos de 11 regionais da CNBB, que debateram a dinamização da catequese no Brasil sob a luz do tema “Iniciação à vida Cristã” ou “como tornar a iniciação da vida cristã uma proposta para as nossas comunidades e paróquias”.
Segundo Dom Eugênio, reunião quis apontar novos caminhos para uma verdadeira iniciação cristã |
Presente ao encontro, o presidente da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB e bispo de Goiás, Dom Eugênio Rixen, afirmou que a reunião teve como papel mais importante apontar novos caminhos para uma verdadeira iniciação à vida cristã. Neste sentido, conforme o prelado, a comissão a qual ele preside está estudando implantar uma coordenação pastoral para a animação catequética nas várias instâncias da Igreja Católica no Brasil. “É interessante que o trabalho esteja nas mãos de uma equipe que pensa e planeja a catequese nas várias instâncias”, declarou.
Outra iniciativa proposta na reunião quem relata é assessora para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria. Segundo a religiosa, foi uma experiência realizada na diocese de Chapecó, Santa Catariana, e trazida ao encontro pelo bispo local, Dom Manuel João Francisco. Trata-se de uma catequese com crismandos de inspiração catecumenal. “É importante estudar essa nova forma de catequese por ser, na prática, um modelo novo para Igreja no Brasil”, diz a assessora.
Além de debater iniciativas para incentivar a animação catequética no país, o evento também serviu para os bispos avaliarem a 3ª Semana Brasileira de Catequese, realizada de 06 a 11 de outubro de 2009, em Itaici, na cidade de Indaiatuba, São Paulo, e desenvolverem propostas para as próximas Diretrizes Gerais à Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), para o quadriênio de 2001 a 2014. Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário