Relíquias de Dom Bosco continuam peregrinação pelo México
Guadalajara (Quinta-feira, 26-08-2010, Gaudium Press) No México até o dia 11 de setembro, quando segue para os Estados Unidos, a urna com as relíquias de Dom Bosco continua sua peregrinação pelos territórios do país. Na última segunda-feira, 23, ela deixou a cidade Querétaro e dessa forma encerrou seu ciclo de peregrinação pelo sul do país. Ao todo visitou 19 localidades, sendo sempre bem recebida por um grande número de fiéis.
Segundo informações da Agência Info Salesiana (AIS), as relíquias começaram a visitar agora territórios que estão sob a influência religiosa da Inspetoria do México-Guadalajada (MEG), dos Salesianos, e da Inspetoria do México-Monterrey (MMO), das Filhas de Maria Auxiliadora. Atualmente estão na cidade de Guadalajara, onde ficarão dois dias, mas nesta nova fase de peregrinação já visitaram as cidades de Celaya, Irapuato e, especialmente, Leon.
Relíquias de Dom Bosco foram veneradas por cerca de 60 mil pessoas, em Leon |
Dom Bosco em Leon
Neste percurso, a cidade de Leon merece destaque. Conta a história que ao visitar a cidade em 1956, o 5º Sucessor de Dom Bosco, o Reitor Maior Dom Ranato Ziggiotti, ficou maravilhado com a devoção e carinho demonstrado pelo povo local e proferiu a seguinte frase: “É verdade que em Turim está o corpo de Dom Bosco, mas aqui em Leon está seu coração”.
Por isso, a visita das relíquias estava envolta em grande expectativa, que culminou na presença de milhares de fiéis querendo testemunhar a passagem da urna do santo pelo cidade. Segundo a Defesa Civil mexicana, aproximadamente 60 mil fiéis veneram a urna com as relíquias de Dom Bosco, em Leon. De acordo com informações da (AIS), a maioria dessas pessoas visitou a urna em um desses três lugares: O Santuário Nacional de São João Bosco; a catedral local; e a obra salesiana Cidade dos Meninos Dom Bosco.
Durante a estada da urna em Leon, o povo local realizou uma série de atividades festivas e culturais. A urna chegou à cidade na tarde de 23 de agosto e foi embora na madrugada do dia 25. Nem dois dias de visita, mas o suficiente para deixar os fiéis emocionados em sua despedida. Conforme o periódico mexicano A.M., no momento em que a urna deixava Leon, os fiéis começaram a gritar: “Não vá, Dom Bosco, não vá, nós te amamos, por isso, madrugamos!”.
Deixe seu comentário