Ação Social da arquidiocese de Porto Alegre qualifica gestão de pessoas do Terceiro Setor
Participantes no último seminário sobre Terceiro Setor promovido pela arquidiocese gaúcha |
Porto Alegre (Quarta-Feira, 25-08-2010, Gaudium Press) O Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (SAS), através do Grupo de Trabalho do Terceiro Setor do Rio Grande do Sul, promoverá no próximo dia 26 de agosto o VIII Seminário Estadual do Terceiro Setor. A atividade será realizada na própria Porto Alegre, nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Com o tema “A gestão de pessoas no Terceiro Setor”, esta iniciativa mobiliza as organizações filantrópicas e assistenciais na defesa de seus interesses e orienta as entidades sobre as questões legais e as políticas públicas da assistência social. Também participam da iniciativa a FIERGS, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/RS), a Fundação de Assistência Social e Cidadania, Secretaria Estadual de Justiça, e a Associação Rio-grandense de Fundações, entre outras instituições.
Segundo o coordenador do Seminário e do Grupo de Trabalho, Maurício Vian, durante as atividades os participantes terão a oportunidade de aprender como “solucionar problemas, capacitar funcionários e voluntários, lidar e formar uma equipe, enfim tudo aquilo que diz respeito à área humana do Terceiro Setor em termos de trabalho social”.
Questionado sobre a relevância desse tema para a arquidiocese de Porto Alegre, o coordenador afirmou que o evento é extremamente importante, pois a região conta atualmente com inúmeras obras e iniciativas relacionadas com o trabalho social. Para Maurício, a característica das obras sociais é a mística, o ideal, o sentimento de fraternidade, de solidariedade, e o grande desafio hoje, ao seu modo de ver, “é saber unir essa dedicação por uma causa nobre com a técnica, com o lado profissional”.
Outra questão mencionada pelo coordenador é que o desenvolvimento do Terceiro Setor tem tudo a ver com a Igreja Católica, pois esse aspecto da fraternidade e da solidariedade, do serviço aos irmãos, do engajamento com obras sociais é uma dimensão fundamental da missão da Igreja.
Durante a programação do seminário serão realizadas, fundamentalmente, três dinâmicas: a primeira será a parte teórica, com exposição de palestrantes, de especialistas na área de gestão de pessoas; a segunda será uma apresentação de cases, com o testemunho de três bem sucedidas e experientes entidades – o Instituto da Juventude do Rio Grande do Sul, o Banco de Alimentos e a Associação Beneficente Amurt Amurtel; e a terceira parte será um debate, um momento de reflexão conjunta com os participantes do encontro.
Deixe seu comentário