Bispos de toda Europa participarão de “peregrinação verde”
St. Gallen (Quarta-feira, 25-08-2010, Gaudium Press) O Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), com sede em St. Galle, Suíça, promoverá de 01 a 05 de setembro próximos uma “peregrinação verde”. Durante cinco dias, bispos e delegados de todas as conferências episcopais da Europa caminharão pelo coração do continente europeu, atravessando Hungria, Eslováquia e Áustria, mantendo contato com a natureza e discutindo temas de relevância ecológica.
Em um comunicado transmitido à Agência Ecclesia, o secretário-geral da CCEE e um dos organizadores do evento, Padre Duarte da Cunha, afirmou que a peregrinação é a melhor forma de se conseguir atingir os objetivos da Igreja, ou seja, responder à “crise ecológica e moral” que o mundo atravessa, caracterizada pela “uso irracional e irresponsável dos dons da Criação”.
À agência de notícias portuguesa, o sacerdote lembrou ainda palavras do Papa Bento XVI sobre a ecologia: “para se ter uma preocupação efetiva acerca da ecologia do planeta, não se pode excluir matérias como a ecologia humana, a conversão espiritual e a mudança de estilos de vida”. Dessa forma, segundo o religioso, é importante ligar a ecologia à parte espiritual, teológica e antropológica, que são desprovidas de objetivos políticos e econômicos.
Trajeto da “peregrinação verde”
Durante peregrinação, bispos europeus se encontrarão com cardeal Turkson, na Eslováquia |
A caminhada dos bispos europeus começa na Hungria, mas logo no primeiro dia os peregrinos já adentram a Bratislava, Eslováquia, via Rio Danúbio. O percurso fluvial, segundo comunicado da CCEE, será uma ótima oportunidade para os participantes refletirem a respeito dos temas da água e da energia.
Os integrantes do episcopado europeu ficarão em terras eslovacas até o dia 3. Nesses dois dias de estada, visitarão a Central de Biodiesel de Komaromna e participarão de um mesa redonda sobre proteção ambiental com o presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, Cardeal Peter Turkson, e o ministro da Eslováquia para as Obras Públicas, Ján Figel.
Ainda no dia 03, os bispos e delegados chegarão de carro a São Polten, na Áustria. Lá, participarão de uma celebração ecumênica na catedral local. No dia seguinte, irão de comboio para outra cidade austríaca, Bürgeralpem, de onde seguirão a pé até Mariazell, região em que acontecerá a última atividade da peregrinação: uma missa presidida pelo arcebispo de Viena e presidente da Conferência Episcopal Austríaca, Cardeal Christoph Schönborn.
Deixe seu comentário