Santuário de Muxima, em Luanda, espera grande número de fiéis em peregrinação
Igreja de Nossa Senhora de Muxima data do século XVI e foi considerada monumento nacional em 1924 |
Luanda (Quarta-feira, 25-08-2010, Gaudium Press) Centenas de fiéis de Angola se preparam para a romaria no começo de setembro por Nossa Senhora de Muxima, virgem de grande devoção no país africano de língua portuguesa. Este ano a peregrinação terá como lema “Com a virgem Maria oremos pelo nosso dia a dia”.
A importante festa local, que tradicionalmente dura três dias e é realizada sempre no começo de setembro, durará desta vez apenas dois, entre 4 e 5 de setembro, informaram os organizadores. O motivo apontado foi poder prover acomodações mais adequadas para os peregrinos na vila onde se encontra o santuário.
De acordo com o reitor do Santuário, Albino Reyes Gonzales, em informações divulgadas pela Agência Angola Press, já começaram a chegar à vila de Muxima, localizada no município da Kissama e distante 130 quilômetros da capital Luanda, fiéis provenientes de diversas partes do país.
Segundo o pároco de Sant’Anna, paróquia que também se prepara para a peregrinação, Padre Orlando Martins, “um dos objetivos do evento é promover os valores cívicos, morais, espirituais e culturais a fim de construir uma nova sociedade”. “A peregrinação ao local sagrado deve ser feita com um espírito de evangelização, para proclamar a Palavra de Deus”, disse.
Os dois dias de romaria se concluirão com uma celebração eucarística presidida pelo bispo de Sumbe, Dom Benedito Roberto.
Nossa Senhora de Muxima
A festa em homenagem à Nossa Senhora de Muxima acontece anualmente desde 1833. Pela sua importância e significado histórico, a Igreja de Nossa Senhora de Muxima (palavra que significa “coração” na língua nacional Kimbundu), construída no final do século XVI, foi considerada monumento nacional em 1924.
Deixe seu comentário