Gaudium news > “Somente Deus é a Verdade que deve guiar as escolhas do homem na época do relativismo”, diz o Papa

“Somente Deus é a Verdade que deve guiar as escolhas do homem na época do relativismo”, diz o Papa

Audiencia Geral 2.JPG
Papa recomendou aos fiéis presentes que cada um deles tivesse um santo que lhes fosse mais familiar

Castel Gandolfo (Quarta-feira, 25-08-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI dedicou a catequese de sua audiência geral, realizada hoje pela manhã no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, a Santo Agostinho, cuja festa se comemora no próximo dia 28 de agosto.

“Em nossa época, na qual o relativismo surge paradoxalmente como uma verdade para guiar opções e comportamentos”, Santo Agostinho deve ser um exemplo de busca da Verdade na própria vida, que é Deus, pediu Bento XVI.

Apesar de abordar especificamente sobre o santo bispo de Hipona e Doutor da Igreja, em seu discurso, o Papa recomendou a todos os 3.500 fiéis, presentes no pátio interno do Palácio Apostólico e na praça da Liberdade de Castel Gandolfo, que cada um deveria de ter algum santo que lhe seja mais familiar, para o sentir próximo com a oração e intercessão, mas também para o imitar.

“Queria convidar cada um de vós a conhecer melhor os santos (a começar por aquele que corresponde ao próprio nome), tentando conhecer a respectiva vida e seus escritos. Tendeis a certeza de que tal constituirá uma válida ajuda para o vosso crescimento humano e espiritual. Como sabeis, também eu estou ligado a algumas figuras de santos, nomeadamente São José e São Bento, e também Santo Agostinho, que tive a oportunidade de conhecer mais de perto através do estudo e da oração e que se tornou de certo modo meu companheiro de viagem na minha vida e ministério”.

Refletindo ainda sobre a figura do Santo, que se converteu depois de um longo período de pesquisa, o Papa observou que ele, na experiência humana e cristã, era um homem que nunca viveu de modo superficial nem se contentou com aquilo que lhe dava alguma luz – como uma prestigiosa carreira, o possuir, as vozes que lhe prometiam a felicidade imediata.

“Na sua inquieta busca – prosseguiu Bento XVI – Santo Agostinho compreendeu que não era ele a encontrar a Verdade, mas que era a própria Verdade em pessoa – Deus – a procurá-lo e a encontrá-lo”. É no silêncio que se encontra Deus, “também no nosso tempo: por vezes existe uma espécie de medo do silêncio, do recolhimento, um receio de pensar nas próprias ações, no sentido profundo da vida”, disse o pontífice.

Audiências retornam ao Vaticano
Com o fim do mês de agosto, esta foi a última audiência geral realizada no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo neste ano. O pontífice ficará em férias ainda todo o mês de setembro ali, mas as audiências retornam ao Vaticano já na próxima semana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas