Gaudium news > Centro Histórico de Curitiba sediará a 2ª Festa da Luz

Centro Histórico de Curitiba sediará a 2ª Festa da Luz

imagem de NSdaLuz.jpg
Nossa Senhora da Luz, padroeira de Curitiba

Curitiba (Quarta-Feira, 25-08-2010, Gaudium Press) Com o tema “Paz e Luz para Curitiba”, o centro histórico da cidade de Curitiba sediará nos dias 10, 11 e 12 de setembro sua 2ª Festa da Luz. O evento, promovido pelo Instituto Gaudium, Catedral Nossa Senhora da Luz, Ação Social do Paraná e Igreja da Ordem, faz parte de um projeto abrangente que visa a retomar a tradição de festas religiosas na região e promover a cultura da paz com atrações religiosas e artísticas ao ar livre.

Para o coordenador da festa, o secretário executivo do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Padre Carlos Alberto Chiquim, o evento justifica-se pela necessidade de promover cada vez mais a valorização da região central de Curitiba e ajudar na conservação dos seus ícones arquitetônicos e pontos turísticos, como a Praça Tiradentes e a Catedral Metropolitana.

O sacerdote destaca que além da revitalização do centro da cidade, o evento procura promover o desenvolvimento sociocultural e artístico; o turismo religioso Sustentável;  uma cultura de Paz; e oferecer um novo espaço de cultura e lazer para a cidade, entre outros.

O coordenador explica ainda o motivo por trás do nome da festa. Segundo ele, decorre do fato da cidade de Curitiba ser dedicada a Nossa Senhora da Luz, também invocada sob o nome de Nossa Senhora da Candelária ou ainda Nossa Senhora da Purificação. Por causa disso, a abertura oficial da festa acontecerá no dia 08 de setembro, dia de Nossa Senhora da Luz, padroeira da Cidade. Na ocasião, haverá uma missa solene, na Catedral Metropolitana, e uma grande queima de fogos.

foto festa da luz.JPG
Abertura oficial da festa acontecerá no dia 08 de setembro com missa solene

De acordo com a assessora de comunicação do evento, Ana Tigrinho, durante os três dias de atividades, o centro histórico receberá uma feira de artesanato e gastronomia e comércios populares. No campo religioso, além de missa e atos litúrgicos, a programação contará com apresentações de bandas religiosas e ministérios. “O nosso objetivo é criar um fim de semana com muito lazer para as famílias, que seja divertido para crianças, jovens e adultos”, afirmou a assessora, que acrescentou ainda que com base na primeira edição da festa devem circular cerca de cinco mil pessoas por dia.

 

História de Nossa Senhora da Luz
A cidade de Curitiba se iniciou em torno de uma capela, onde a Mãe da Luz era venerada pelos seus inúmeros milagres. Conta a história que na segunda metade do século XVII foi encontrada uma pequena povoação no sítio dos Pinhais, onde em 1659 seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz e mais tarde erguida uma ermida à Senhora da Luz. Com o passar do tempo notaram que a imagem da Virgem tinha sempre os olhos voltados para os campos aos quais os índios chamavam de Curitiba (Pinhais).

Aquela região era dominada pelos caingangues. Tal foi a “insistência” da Virgem, que os sertanejos resolveram sondar a possibilidade da conquista do sítio. Armados como para uma guerra, seguiram para a esplanada dominada pelos caingangues, prontos para o combate. Em vez da luta, prevista como certa, o que ocorreu foi a acolhida generosa e cordial. Os arcos foram jogados no chão em sinal de paz e a cuia de mate, símbolo da hospitalidade, foi oferecida ao chefe índio, rodando depois pelos guerreiros brancos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas