Começam homenagens ao centenário de Madre Teresa de Calcutá
Madre Teresa terá moeda dedicada a ela na Índia, país onde viveu grande parte da vida |
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 19-08-2010, Gaudium Press) Se estivesse viva, Madre Teresa de Calcutá completaria 100 anos no próximo dia 26 de agosto. Mesmo assim, o centenário de nascimento dessa importante religiosa, falecida em 1997, não passará em branco. Para homenagear a freira, mundialmente reconhecida por sua obra de caridade, uma série de missas, vigílias, novenas e conferências está sendo e será realizada. Com informações da Ansa.
As primeiras comemorações em homenagem à beata começaram na última terça-feira, 17, na Índia, país no qual Madre Teresa passou a maior parte da vida. Na ocasião, foi realizada uma jornada de orações nas paróquias das diocese de Calcutá, sede da Igreja Missionária da Caridade, congregação fundada pela religiosa.
Os festejos na Índia pelo centenário de nascimento da beata continuarão na próxima segunda-feira, 23, e seguirão até o dia 31 de agosto, em Nova Déli. Nessa semana, acontecerá um simpósio e espetáculos de teatro e dança, sob organização da Conferência Episcopal Indiana. No dia 26, uma comemoração pública, com a presença da presidente indiana Pratbha Patil, também está prevista. A governante deve apresentar no dia uma moeda dedicada à beata.
Macedônia, país natal de Madre Teresa, também lembrará de sua ilustre filha. No dia que marca seu centenário, o país promoverá a inauguração de uma mostra dedicada à religiosa e a celebração de uma missa solene na Catedral do Sagrado Coração, que será presidida pelo arcebispo de Belgrado, Stanislav Hoevar. Na ocasião, o parlamento local ainda realizará uma sessão especial em honra à religiosa, seguida da apresentação do Prêmio Madre Teresa.
Em Roma, a beata será homenageada em missa presidida pelo arcipreste da Basílica de São Pedro e vigário-geral para a Cidade do Vaticano, Cardeal Angelo Comastri. Participarão da cerimônia congregações e comunidades religiosas fundadas por Madre Teresa. Outras cidades da Itália, como Nápoles, Turim, Gênova e Florença, também se lembrarão da religiosa com liturgias e novenas.
Deixe seu comentário