Gaudium news > Diocese paranaense de Palmas e Francisco Beltrão sediará Encontro Regional de Presbíteros

Diocese paranaense de Palmas e Francisco Beltrão sediará Encontro Regional de Presbíteros

foto padre wilson groh.jpg
Padre Wilson Groh será o assessor do Encontro Regional de Presbíteros

Palmas e Francisco Beltrão (Quinta-Feira, 19-08-2010, Gaudium Press) Acontecerá de 23 a 26 de agosto, na diocese de Palmas e Francisco Beltrão, no estado do Paraná, o Encontro Regional de Presbíteros. O evento reunirá todo o clero do Regional Sul 2 (Paraná) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a participação de cerca de 100 padres pertencentes a diversas dioceses paranaenses. A temática deste ano será a “Análise da Conjuntura Social”, a partir da Encíclica Caritas in Veritate.

De acordo com o presidente da Comissão Regional de Presbíteros do Paraná, Padre Mário Spaki, a tônica dos três dias de encontro será o engajamento e a dimensão social da vida dos presbíteros. O sacerdote destacou que, além da dimensão das conferências, haverá algo que é próprio desses encontros: a convivência, a partilha entre os sacerdotes, e, sobretudo, um “banho de fraternidade presbiteral”.

O assessor do encontro será o Padre Wilson Groh, do Clero da arquidiocese de Florianópolis, Santa Catarina, que tem uma grande experiência nas questões sociais: 30 anos de vida e de trabalho na periferia da cidade. “É um excelente conferencista no âmbito intelectual, mas também no âmbito do testemunho de vida”, ressaltou padre Mário, para quem as colocações do assessor serão pontuais. “Não serão longos momentos de reflexão, pois a prioridade é dar espaço para os próprios presbíteros interagirem entre si, através de grupos de partilha. E depois, em forma de plenário eles trarão suas contribuições”, disse

Sobre a importância e a necessidade de uma atividade como essa, Padre Mário explicou que facilmente os sacerdotes são absorvidos pelos seus trabalhos pastorais e, portanto, esses encontros se tornam espaços de reflexão, de diálogo e de conhecimento mútuo em suas vidas. “E este ano, através da dinâmica do encontro, esperamos trazer à tona a questão da dimensão social, que muitas vezes é deficiente nas dioceses do Paraná”, afirmou o sacerdote, acrescentando que “será um momento valioso e todos estão numa grande expectativa para vivê-lo plenamente”.

O local do encontro será a Casa de Formação Divino Mestre em Francisco Beltrão, no Paraná. Os bispos de Toledo e de Francisco Beltrão, Dom Francisco Carlos Bach e Dom José Antônio Peruzzo, respectivamente, já confirmaram presença no evento.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas