Festa de Nossa Senhora da Glória deve reunir 50 mil pessoas em Maringá
Maringá (Sexta-Feira, 13-08-2010, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra neste domingo, dia 15 de agosto, a Festa da Assunção da Virgem Maria, Nossa Senhora da Glória. E a arquidiocese de Maringá, que tem Nossa Senhora da Glória como padroeira oficial da cidade, promoverá uma grandiosa solenidade em honra à Maria. Na ocasião, haverá também o encerramento da Semana Nacional da Família, e a chegada da imagem da padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, que visitará as paróquias da arquidiocese até o dia 12 de outubro.
Todas essas festividades deverão reunir cerca de 50 mil pessoas na Praça da Catedral Basílica Menor em Maringá, conforme destaca o coordenador da Pastoral Litúrgica da Catedral, Marcus Geandré Nakano Ramiro. Ele explica que por um decreto do arcebispo metropolitano, Dom Anuar Battisti, neste dia, em todas as paróquias da região, são celebradas missas somente no turno da manhã, pois à tarde a única missa a ser realizada é a da Catedral, concentrando todos os fiéis no mesmo local. “Esperamos dezenas de caravanas das dioceses vizinhas para participar da festa”, diz.
Segundo Dom Anuar, a solenidade representa a celebração da festa do céu na terra |
O coordenador ainda ressalta que desde o dia 06 de agosto vem sendo realizada uma novena preparatória com missas diárias na Catedral e com a meditação do Rosário. A novena segue até amanhã (14), e conta com uma grande participação do povo. “A intenção da novena e da festa é consagrar mais um ano à cidade de Maringá e todo o povo da região a Nossa Senhora, e assim como Maria subiu aos céus de corpo e alma, nosso desejo é que sejamos também santificados e purificados”, completa.
No dia da festa, 15 de agosto, haverá uma missa campal às 18hs, nos jardins da Catedral, presidida por Dom Anuar Battisti e concelebrada pelo primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho e demais padres da arquidiocese. Ao final da celebração acontecerá a Coroação da Imagem de Nossa Senhora da Glória, com a participação das crianças da catequese e do coral da arquidiocese. O encerramento da festa se dará com um show do Padre Reginaldo Manzotti, que fará uma homenagem às famílias e a Nossa Senhora.
Para Dom Anuar, a solenidade representa a celebração da festa do céu na terra, a fim de fazer nosso caminhar um permanente seguimento de Jesus. “Maria, Assunta ao céu, não está longe de nós, mas está agora muito próxima e a sua luz se projeta sobre nossa vida e sobre a história da humanidade. Recorremos com confiança àquela que do alto nos guarda e nos protege. Precisamos todos do seu auxílio e do seu conforto para enfrentar as provas e desafios de todos os dias; precisamos senti-la mãe e irmã nas concretas situações da nossa existência”, salienta.
Por fim, o prelado ainda recorda que nesta semana refletimos sobre nossas famílias como promotoras dos valores humanos e cristãos. “Com Nossa Senhora da Glória devemos renovar o compromisso de defender a vida das famílias e entender que a Palavra de Deus nunca poderá ceder aos caprichos humanos”, conclui.
Deixe seu comentário