Gaudium news > Autoridades israelenses cortam fornecimento de água à Basílica do Santo Sepulcro

Autoridades israelenses cortam fornecimento de água à Basílica do Santo Sepulcro

Santo Sepulcro1.jpg
Basílica do Santo Sepulcro é cuidada por frades franciscanos em conjunto com armênios, coptas, ortodoxos e sírios

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12-08-2010, Gaudium Press) O jornal italiano Corriere della Sera noticiou hoje que o governo israelense da Cidade Velha de Jerusalém interrompeu o fornecimento de água a Basílica do Santo Sepulcro. Segundo um suposto comunicado enviado pelas autoridades locais aos responsáveis pelo templo, a intenção é cobrar pelo acesso – antes, o uso era gratuito.

Os frades franciscanos que cuidam do templo conjuntamente com armênios, coptas, ortodoxos e sírios dizem que a decisão é burocrática, não política, mas assim mesmo enviaram uma carta ao premiê Benjamin Netanyahu. “A água sempre foi gratuita por uma decisão política e consciente das autoridades que governaram Jerusalém, considerando o consentimento a todos do direito de visitar a igreja de Nosso Senhor”, declarou Padre Athanasius, da Custódia da Terra Santa.

As diferentes autoridades que governaram a cidade sempre fizeram questão de fornecer água gratuitamente à Basílica, o que não foi interrompido pelos israelenses quando ocuparam a cidade em 1967. Mas o comunicado atribuído à Prefeitura de Jerusalém afirma que o município irá agora cortar o abastecimento caso a Igreja não pague um imposto pela água utilizada. E a carta exige que o pagamento seja retroativo, a partir de 1967.

Segundo um dos frades ouvidos pelo jornal, o comunicado é estranho. “A contestação da cobrança foi feita a um ente não existente. Porque a Igreja do Santo Sepulcro não possui uma administração: desde 1852 é gerida sobre a base do assim chamado Status Quo internacional”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas