Bento XVI concederá indulgência para quem participar de romaria da padroeira de Cuba
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12-08-2010, Gaudium Press) O episcopado cubano anunciou hoje à Rádio Vaticana que o Papa Bento XVI deverá conceder indulgência plenária aos fiéis cubanos que participarem da peregrinação da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.
Os bispos cubanos salientaram ao órgão de comunicação da Santa Sé, no entanto, que para os fiéis receberem a indulgência papal, eles terão que respeitar alguns requisitos, como a participação devotada em algumas celebrações previstas na peregrinação e nos exercícios de piedade diante da imagem da Nossa Senhora peregrina.
A imagem da Virgem da Caridade foi encontrada em 1612 por três pescadores |
A peregrinação da Virgem da Caridade começou no dia 08 de agosto em El Cobre, Cuba e irá terminar no dia 10 de dezembro, na capital do país, Havana. O evento acontece em razão do IV centenário do achado da imagem da Virgem, e faz parte das comemorações desta data, que começaram em 2008 e devem terminar em 2012.
Conta a história que a imagem da Virgem foi encontrada em 1612 por três homens que estavam pescando na baía de Nipe, região leste de Cuba. A imagem leva o nome de Virgem do Cobre porque reside no Santuário Nacional localizado no pequeno povoado de El Cobre.
A Virgem da Caridade foi declarada padroeira de Cuba em 10 de maio de 1916 e coroada pessoalmente pelo Papa João Paulo II em 1998, quando o pontífice estava em visita pela ilha.
Indulgência
A indulgência é um dom e manifesta a plenitude da misericórdia de Deus, que é expressa, em primeiro lugar, no sacramento da Penitência e da Reconciliação, como explica o próprio Vaticano.
Deixe seu comentário