Festa de Nossa Senhora de Azambuja acontece neste final de semana em Santa Catarina
Nesta data, o Santuário de Azambuja costuma acolher cerca de 50 mil pessoas |
Brusque (Quinta-Feira, 12-08-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Florianópolis, através do Santuário de Azambuja, promoverá nos próximos dias 14 e 15 de agosto a tradicional Festa de Nossa Senhora de Azambuja na cidade de Brusque. O local recebe milhares de peregrinos ao longo de todo o ano, mas especialmente nesta data o Santuário acolhe aproximadamente 50 mil fiéis, vindos de várias regiões do estado e de outras localidades do Brasil.
De acordo com os organizadores do evento, a programação da festa começará no sábado (14), com missas às 17h e às 19h. Logo após a última celebração eucarística será realizada uma procissão luminosa, acompanhada da oração do terço no Morro do Rosário, onde um conjunto de imagens de cimento, em tamanho natural, representa os 15 mistérios do Rosário. Na sequência haverá um show pirotécnico e festejos populares.
Já no domingo (15), dia da festa, serão realizadas missas e atendimento a confissões durante todo o dia. A missa solene acontecerá pela manhã com a presença do arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Murilo Krieger.
A primeira Festa de Nossa Senhora de Azambuja aconteceu no ano de 1900. Mas a história de Azambuja nasceu com a chegada de imigrantes italianos a Brusque, no final de 1875. A fonte de água natural da atual Gruta de Azambuja motivou os imigrantes a definirem o local de sua tradicional devoção a Nossa Senhora. Foi um gesto de fé, de humildade e esperança, e foram envolvidos pelo silêncio e o mistério da mata virgem, diante de uma fonte de água em terra estranha, que rezaram a sua primeira Ave-Maria.
Segundo a assessoria de comunicação do Santuário, a Gruta de Azambuja, desde o começo até os dias de hoje tem sido vista com muito carinho pelo povo de Brusque e pelos milhares de peregrinos que lá buscam paz, saúde e graças. “Um lugar escolhido por Deus para manifestar de modo especial sua ação em favor de seus filhos e filhas”.
Foi com esta motivação religiosa que em 1885 foi construída a primeira capela no local, com 6 metros de comprimento por 3 metros de largura. Sobre o altar um quadro de Nossa Senhora trazido diretamente da Itália. Este quadro original encontra-se hoje no acervo de arte sacra do Museu de Azambuja. Com o passar dos anos, o local se tornou uma comunidade de fé, com um centro de peregrinação (Santuário, Gruta e Morro do Rosário), um seminário, um asilo, um hospital e um espaço cultural.
Deixe seu comentário