Igreja de Bento Gonçalves (RS) participará de ação em favor do meio ambiente
Segundo Padre Izidoro Bigolin, o Mutirão nasceu a partir do compromisso da comunidade com o meio ambiente |
Bento Gonçalves (Quarta-Feira, 11-08-2010, Gaudium Press) Pelo quarto ano consecutivo as paróquias e comunidades da cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, participarão do Mutirão por Bento: “Um Grito Pela Vida”. O evento, promovido por representantes das paróquias Santo Antônio, Cristo Rei e São Roque, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Educação e pela 16ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), será realizado no dia 28 de agosto, envolvendo as escolas e comunidades da região.
De acordo com o pároco da Igreja Santo Antônio e integrante da equipe organizadora do evento, Padre Izidoro Bigolin, o mutirão surgiu a partir do compromisso da comunidade com o meio ambiente. Segundo o sacerdote, há quatro anos a igreja da região decidiu que entre um dos seus projetos estaria a questão do meio ambiente e da natureza, e tudo que envolvesse o cuidado com a vida. “E para isso buscamos parceria com escolas, entidades, grupos e movimentos que apoiassem esta luta e também se dedicassem a ela”, diz.
A atividade tem os seguintes objetivos: mobilizar a comunidade, estimulando-a a pensar nas questões ambientais de seu entorno, propondo ações para transformar positivamente a realidade; sensibilizar a comunidade bentogonçalvense quanto à importância de atitudes coerentes em relação à salvaguarda do meio; e integrar a comunidade para que juntos assumam responsabilidades em relação ao ambiente em que vivem.
“Será uma manifestação pública, uma ação concreta da Igreja da região e das entidades parceiras, voltada para o compromisso com a vida em todas as suas formas. O próprio Evangelho nos exorta a cuidar da vida, da natureza, da água, dos animais, do ambiente em que vivemos. E o mutirão representa uma ação concreta e real para vivermos e construirmos um mundo melhor para todos”, ressalta o sacerdote.
As comunidades, através de seus conselhos, escolas e entidades, realizarão uma série de atividades planejadas para esse dia |
Como afirma a representante da Secretaria Municipal da Educação do município de Bento Gonçalves, Rita de Cássia Dorigon, na prática, as comunidades, através de seus conselhos, escolas, entidades e paróquias, realizarão uma série de atividades planejadas especialmente para esse dia. Com destaque para as oficinas de papel reciclado; o plantio de árvores e flores; a limpeza de praças, ruas, rodovias, arroios, rios e riachos; a coleta de lixo, incluindo o recolhimento de pilhas e baterias; os pedágios ecológicos nas comunidades; e a distribuição de panfletos informativos.
“A iniciativa tem uma importância fundamental para que a cidade se torne cada vez mais consciente no que se refere ao meio ambiente e para que se espelhe nos trabalhos realizados nas escolas e comunidades, visando a um desenvolvimento sustentável”, completa Rita.
O Mutirão desse ano contará com a participação de mais de 35 escolas, cinco comunidades e três paróquias da cidade de Bento Gonçalves.
Deixe seu comentário