Gaudium news > Diocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, celebra o seu centenário de criação

Diocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, celebra o seu centenário de criação

centenário de Santa Maria.bmp
Celebrações da diocese tiveram abertura oficial no dia 15 de agosto de 2009

Santa Maria (Quarta-Feira, 11-08-2010, Gaudium Press) No dia 15 de agosto de 1910, com a Bula “Praedecessorum Nostrorum”, o Papa São Pio X criava a Diocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A história da criação da diocese começou com Dom Cláudio José Ponce de Leão, 3º bispo do Rio Grande do Sul (1890-1912), que auxiliado pelo bispo coadjutor, Dom João Antonio Pimenta, estudou um plano e enviou-o à Santa Sé. Cem anos depois, no dia 15 de agosto, próximo domingo, paróquias e comunidades da cidade gaúcha terão a graça de celebrar o Centenário de criação da diocese.

De acordo com o assessor de comunicação da diocese, Padre Sílvio Weber, para comemorar e marcar o centenário de criação da diocese, no dia 15, serão realizadas três atividades: missa com enfoque especial de Ação de Graças, nos horários habituais de cada paróquia; descerramento da placa alusiva aos 100 anos da diocese na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, com a presença do bispo diocesano, Dom Hélio Adelar Rubert; e toque dos sinos, ao meio-dia, em todas as igrejas da região.

Ainda segundo o Padre Sílvio, a conclusão das celebrações do centenário será realizada no dia 14 de novembro na 67ª Romaria da Medianeira. A atividade de encerramento contará com a presença dos bispos do Rio Grande do Sul e das relíquias do Padre São Roque González e de São Pio X, Papa que criou a diocese em 1910.

As celebrações da diocese tiveram abertura oficial no dia 15 de agosto de 2009, com uma missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes o bispo diocesano, Dom Hélio, padres, diáconos e lideranças da região, numa caravana composta por mais de 27 ônibus. Várias atividades foram realizadas durante esse período. Entre elas, as Missões Populares em todas as paróquias, a Bíblica comemorativa do centenário, peregrinação ao Santuário Basílica Medianeira e a edição especial do jornal “O Santuário”.

Por fim, o assessor salienta a importância da participação de todas as paróquias da diocese, e o entusiasmo e alegria das comunidades em celebrar essa data tão significativa para a Igreja da região. E recorda as palavras do bispo, Dom Hélio Rubert: “Oramos para que toda a organização e planejamento da Ação Evangelizadora da diocese de Santa Maria contribuam para a glória de Deus, para o espírito de unidade e para que a diocese seja sempre uma verdadeira casa e escola de comunhão”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas