CNBB promove 21º Encontro de Novos Bispos
Brasília (Quarta-feira, 11-08-2010, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou nesta segunda-feira, 09, na sede da entidade, localizada em Brasília, seu 21º Encontro de Novos Bispos. O evento, que vai até a próxima sexta-feira, 13, acontece anualmente e congrega os prelados nomeados no ano do encontro ou no ano anterior. Nesta edição, são 17 os bispos participantes.
Pelo quarto ano consecutivo, o evento será dirigido pelo presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, o bispo de Santarém, no Pará, Dom Esmeraldo Barreto de Farias. Conforme o prelado, a reunião tem por objetivo manifestar a alegria da Conferência pela eleição dos novos bispos e mostrar para os recém-chegados integrantes como funciona a entidade. “Juntos nós conhecemos a finalidade da CNBB e sua organização”.
Um dos objetivos da reunião é mostrar para os novos integrantes como funciona a CNBB/Foto: CNBB |
Sobre o encontro, Dom Esmeraldo afirma ainda que é um espaço para serem dadas orientações indispensáveis ao trabalho pastoral dos novos bispos. “Ao longo desses cinco dias [de evento] apresentamos os fundamentos do episcopado e os desafios que o bispo enfrenta na atualidade”, explica.
Para o recém-nomeado bispo auxiliar de Curitiba, Paraná, monsenhor Rafael Biernaski, o interessante do evento é que não há qualquer tipo de condicionamento. Segundo o novo líder episcopal há autonomia para trabalhar e as discussões e palestras do encontro tornam os bispos mais capazes.
Já o novo bispo auxiliar de Manaus, no Amazonas, monsenhor Mario Antônio da Silva, destaca a importância do encontro na vida pessoal dos bispos participantes. De acordo com o prelado, o que será ouvido no evento será muito importante “para que tenhamos determinação e consciência”. Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário