Papa faz visita surpresa a Abruzzo
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-10-2010, Gaudium Press) Como nos anos anteriores no seu pontificado, também nessas férias Bento XVI realizou uma viagem-visita surpresa. Na sexta-feira, o Papa visitou a região de Abruzzo, fortemente atingida por um terremoto no dia 6 de abril, no início da Semana Santa 2009. É a terceira vez em seu pontificado que Bento XVI visita a região.
Como observou à Rádio Vaticana Padre Lombardi, porta-voz vaticano e diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, a visita teve “caráter privado”, mas para muitos moradores foi uma oportunidade de ver o Papa pessoalmente. O pontífice visitou o santuário mariano da “Virgem dos Necessitados” (Madonna dei Bisognosi) e se encontrou com os cardeais Fiorenzo Angelini, presidente emérito do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde, e Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício.
Esta é a terceira visita do Papa ao santuário da “Madonna dei Bisognosi” e acontece somente um mês após sua última visita a Abruzzo. Desta vez, sem aviso prévio, o pontífice foi pregar no pequeno santuário que fica na fronteira das regiões do Lazio e Abruzzo e é conhecido também por Madonna do Monte, bem no dia em que a Igreja celebra a transfiguração de Jesus Cristo sobre o monte Tabor.
A primeira vez que Bento XVI esteve na região depois do terremoto foi no dia 28 de abril do ano passado, três semanas após a tragédia.
Abruzzo
Abruzzo é uma das regiões mais frias da Itália, e faz fronteira a leste com a região do Lazio, onde se localiza Roma. O Santuário da Madonna dos Necessitados, que em junho passado celebrou o seu XIV centenário, se encontra sobre o monte Serraseca, que separas as cidades de Pereto e Rocca di Notte.
O templo possui uma imagem de madeira da Virgem, um crucifixo antigo em madeira e afrescos de particular valor artístico. Como pontífice, é a primeira visita de Bento XVI ao templo. Ele visitou o local antes, em outubro de 2003, quando era ainda Cardeal Joseph Raztinger. O Santuário conhecido por sua forte devoção mariana já foi visitado em outros momentos por São Francisco, em 1216, e por Madre Teresa de Calcutá, em julho de 1990.
O dia fora de Castel Gandolfo continuou depois da parada no santuário com um almoço com o Cardeal Fiorezno Angelini junto à comunidade local de religiosas. Foi uma visita de cortesia de Bento XVI ao presidente emérito do Pontifício Conselho para os Trabalhadores Sanitários por seu aniversário de 94 anos, completados no dia 1º de agosto.
Pela tarde, acompanhado pelo seu secretário particular, mons. Georg Gänswein, o Papa se deslocou a Rocca di Mezzo, onde o Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, passa as suas férias. Bento XVI também encontrou o pároco, o prefeito e outros administradores municipais e visitou o local da igreja paroquial de San Leucio, um dos templos destruídos pelo terremoto.
O Papa voltou à sua residência estiva em Gandolfo no começo da noite.
Deixe seu comentário