Bombardeio em Hiroshima completa 65 anos
Hiroshima (Sexta-feira, 06-08-2010, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, um cerimônia especial no memorial da cidade de Hiroshima marcou o 65º aniversário do primeiro bombardeio atômico da histórica, que deixou 140 mil mortos. Na manhã do dia 6 de agosto de 1945, o avião americano Enola Gay lançava sobre a cidade japonesa a bomba de urânio de quatro toneladas “Little Boy”.
A bomba explodiu antes de tocar no solo, e gerou uma gigantesca explosão em forma de cogumelo, cegante, que desencandeou uma força expansiva ultra veloz e um calor de vários milhares de graus que reduziu todos os seres vivos ao estado de cinzas num raio de várias centenas de metros. Três dias depois, os EUA bombardeavam outra cidade americana, Nagasaki, deixando mais 70 mil mortos.
A cerimônia em honra às vítimas foi realizada no Memorial da Paz da cidade na presença de autoridades de mais de 70 países, inclusive dos Estados Unidos, que pela primeira vez enviaram um representante à cerimônia anual. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também estava presente.
“A raça humana não deve repetir o horror e os sofrimentos causados pelas armas atômicas”, declarou o primeiro-ministro japonês Naoto Kan em um discurso. “Pelo bem das gerações futuras, devemos continuar trabalhando juntos para realizar um mundo sem armas nucleares”, declarou o embaixador americano no Japão, John Roos, presente ao evento, em um comunicado.
“Saudamos este 6 de agosto com a determinação reforçada de que ninguém mais deverá no futuro sofrer tais horrores”, afirmou o prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba. O voo de mil pombas brancas em um gesto pela paz marcou o fim da cerimônia. Com agências internacionais.
Deixe seu comentário