Criada a primeira Paróquia Universitária de Joinville
Cerimônia de posse do novo pároco universitário da diocese de Joinville, Padre Ivanor Macieski |
Joinville (Terça-Feira, 03-08-2010, Gaudium Press) A comunidade São Francisco de Assis, que pertencia à paróquia Santo Antônio da diocese de Joinville, em Santa Catarina, foi elevada a paróquia universitária no dia 25 de julho. Esta é a primeira paróquia universitária da região. Na celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Irineu Roque Scherer, o Padre Ivanor Macieski tomou posse como pároco e foi recebido por mais de 500 pessoas que lotaram a igreja e acompanharam a cerimônia.
Em uma entrevista para Gaudium Press, Padre Ivanor falou sobre o surgimento dessa iniciativa, destacando que a necessidade da criação da paróquia universitária se deu ao fato da cidade ter mais de dez faculdades particulares e três universidades, com mais de 30 mil alunos. “A Igreja tinha que se fazer presente neste meio e aí também levar a Boa Nova e dar testemunho de Jesus. Tínhamos o desejo de ter um ponto de referência para celebração, encontros e demais atividades com o meio universitário”.
Esclarecendo o papel de uma paróquia universitária, o sacerdote afirmou que ela tem a responsabilidade de coordenar todas as manifestações de vida e eclesiais no meio universitário, apoiando as iniciativas de evangelização e criando outras necessárias para uma presença eficaz da Igreja neste meio. A paróquia universitária “deve ser um espaço para a comunidade universitária ter a oportunidade de viver plenamente o Evangelho”, afirmou Padre Ivanor. “Queremos que os jovens se coloquem dentro da história como sal e luz do mundo, participando assim da construção da justiça e da paz social”.
“O principal objetivo de nossa paróquia universitária será antes de tudo ser um lugar de acolhida para professores e jovens que desejam encontrar a Cristo, seu Evangelho e nele o sustento espiritual para suas vidas. O diferencial deverá estar no ritmo das celebrações, na acolhida ao mundo intelectual, na abertura para o diálogo e na ênfase que se deve dar a própria pastoral universitária”, ressaltou.
Ao finalizar, Padre Ivanor lembrou que jovens, estudantes, professores e todos os batizados têm o desafio de vivenciar cada dia mais as seguintes dimensões da nossa fé: o serviço, o diálogo e a comunhão.
“Tenho plena consciência que se evangeliza servindo, pois o próprio Jesus disse: Vim para servir, e não para ser servido. Evangeliza-se, dialogando, e este diálogo há de se fazer com a cultura moderna, forjada pelo desenvolvimento científico, muito presente no meio universitário. Evangeliza-se testemunhando a comunhão. O testemunho de fraternidade, de acolhida, deve ser à base de toda a evangelização e, de certa forma, nele se inclui o serviço e o diálogo como sinais do verdadeiro amor”, concluiu o sacerdote.
Paróquias Universitárias
Segundo a assessora nacional do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Irmã Maria Eugenia Lloris, as paróquias universitárias no Brasil, reconhecidas pela CNBB, não chegam a 10. Irmã Maria ressalta, no entanto, que nem todas têm o mesmo perfil ou a mesma atuação junto às comunidades.
A religiosa explica que a CNBB está fazendo um trabalho para mapear e acompanhar mais de perto o trabalho de cada uma das paróquias.
Deixe seu comentário