Gaudium news > Diocese paranaense de Campo Mourão promove 16ª Rota da Fé

Diocese paranaense de Campo Mourão promove 16ª Rota da Fé

foto 1 rota da fe 2010.jpg
Durante o trajeto, romeiros participaram de orações, reflexões e celebrações

Campo Mourão (Quarta-Feira, 04-08-2010, Gaudium Press) A Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas da diocese de Campo Mourão, no estado do Paraná, promoveu no último domingo 16ª edição de sua tradicional Rota da Fé. O evento, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, é uma romaria a lugares sagrados e comunidades religiosas da região, com a proposta de possibilitar ao peregrino conhecer diferentes culturas e costumes locais e em contato direto com a natureza.

De acordo com o coordenador da Rota da Fé, Ruben Moyano, o evento extrapolou as fronteiras dos municípios de Campo Mourão e registrou a participação de fiéis vindos de várias regiões do estado. Durante o trajeto os romeiros participam de orações, reflexões e celebrações.

A programação da romaria teve início na Praça da Catedral São José. Uma significativa multidão foi chegando aos poucos para o primeiro ato religioso e sociointerativo da Rota da Fé. O Padre Ademar de Oliveira Lins, pároco da Catedral e Presidente da Fundação São José, foi homenageado pelo Dia do Padre.

Após a benção de São José aos romeiros, a multidão deixou Campo Mourão com destino a Nova Tebas, primeiro lugar a ser visitado. Centenas de pessoas aguardavam a romaria às margens da rodovia municipal, e de lá seguiram, em procissão a pé, cantando e rezando até a Paróquia São Pedro Apóstolo, no centro da cidade. Na Praça da Igreja, uma grande quantidade de pessoas fazia uma festiva recepção.

foto rota da fé 2010.jpg
A Rota da Fé teve a participação de mais de 500 pessoas e foi considerada um sucesso pelo coordenador

Saindo dali a romaria seguiu para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Pitanga, local onde se é possível contemplar a arte sacra da pintura e a comovente história da igreja local, narrada pelo pároco. A viagem prosseguiu até a Catedral da Eparquia Ucraniana Nossa Senhora da Glória. No salão paroquial os peregrinos foram recepcionados pela comunidade local com uma amostra de produtos artesanais e animação de um grupo musical da região.

Na última parada da romaria, os peregrinos retomaram a caminhada rumo ao município de Iretama, sendo recebidos pela imagem de Santa Rosa de Lima. Seguiram, então, em procissão, com cânticos, orações e “vivas” pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz, onde foi realizado o momento mais esperado pelos romeiros, a Santa Missa. Foi o ponto alto da peregrinação. A equipe litúrgica da paróquia preparou uma celebração solene muito bonita, profunda e rica em detalhes.

Mais uma vez, segundo seu coordenador, a Rota de Fé foi um grande sucesso. O evento já é considerado de grande relevância na diocese e está transpondo fronteiras no Estado, no Brasil e no exterior. Já foi apresentado em várias cidades do Paraná, de Santa Catarina e na Argentina.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas