Arquidiocese de Salvador lança mostra fotográfica “O homem e o sagrado”
Coletânea mostra imagens de padres anônimos das Igrejas da periferia de Salvador |
Salvador (Quarta-feira, 04-08-2010, Gaudium Press) Por meio de sua Pastoral de Comunicação, a arquidiocese de Salvador promoverá durante o mês de agosto a exposição Ensaios Fotográficos “O homem e o sagrado”. A mostra, que consiste na exposição de 13 fotos do fotógrafo Pedro Accioli, registra a comunhão entre divino e o humano ao retratar as intervenções de sacerdotes na comunidade. A coletânea poderá ser apreciada pelo público em dois períodos do mês: de 9 a 14, no Shopping Center Lapa; e de 23 a 28, na Universidade Católica de Salvador, no Campus Federação.
Segundo a arquidiocese, as fotografias mostram de maneira sutil a ação de sacerdotes em asilos, creches, escolas comunitárias, hospitais, mobilizações sociais e até veículos de comunicações. São fotos de padres quase anônimos das igrejas da periferia de Salvador e de outros mais conhecidos, todos praticando a solidariedade, marca, diz a arquidiocese, do sagrado no homem.
Solidariedade é a marca da relação homem-sagrado, segundo arquidiocese de Salvador |
O idealizador da mostra e coordenador da Pastoral de Comunicação da arquidiocese de Salvador, Padre Manoel Filho, explica que a ideia da exposição fotográfica é ampliar a reflexão sobre a presença do sagrado no mundo e assim incentivar a tolerância e os valores humanos. “Nesta exposição usamos o viés da imagem para que as pessoas também se sintam chamadas a fazer da vida uma experiência de partilha e comunhão”, diz. Segundo o coordenador, a mostra também rende homenagem aos padres no mês dedicado a eles.
A arquidiocese baiana explica que a exposição fotográfica faz parte de um projeto maior denominado “Salvador, cidade do Sagrado”, que consiste em apresentar nos dias de hoje a histórica relação com o sagrado na arquitetura sacra, na arte plástica e na diversidade artística cultural da capital da Bahia.
Deixe seu comentário