Portugal recebe 5º Comitê Intercontinental da Fraternidade Cristã dos Doentes Deficientes Físicos
Padre Henry François, fundador da Fraternidade Cristã dos Doentes Crônicos e Deficientes Físicos |
Porto (Terça-feira, 03-08-2010, Gaudium Press) Teve início ontem em Porto, Portugal, o 5º Comitê Intercontinental da Fraternidade Cristã dos Doentes Crônicos e Deficientes Físicos. O evento, que vai até o dia 09 de agosto, reúne equipes coordenadoras da Fraternidade da África, América, Latina, Ásia e Europa, e representantes das Igrejas locais e organismos públicos especialmente ligados a deficientes. Com informações da Rádio Vaticana.
Realizado a cada 4 ou 5 anos, o encontro deste ano tem um motivo especial: comemorar os 50 anos do trabalho intercontinental da Fraternidade, que foi fundada em Verdum, França, em 1945, pelo padre francês Henri François, e desde então já ultrapassou fronteiras, marcando presença, atualmente, em mais de 40 países de quatro continentes.
Reconhecida pelo Vaticano em 1995, a Fraternidade Cristã dos Doentes Crônicos e Deficientes Físicos, não se define como uma associação, nem uma obra social, mas como um movimento cristão de leigos formado e dirigido por pessoas com deficiências, cujo objetivo é realizar a promoção integral do doente e dos deficientes.
Segundo o próprio movimento, a fraternidade busca atingir a todos os doentes possíveis, na tentativa de lhes devolverem não só a possibilidade de viver, mas a alegria de viver. A intenção da fraternidade é fazer com que o deficiente ou o doente não se sinta apenas assistido, mas responsável por sua própria história. O movimento objetiva conseguir isso através da descoberta de valores, potencialidades, da integração familiar e comunitária
A Fraternidade chegou ao Brasil em 1972 e instalou-se primeiramente em São Leopoldo, interior do Rio Grande do Sul, mas rapidamente difundiu-se por outros territórios do país. Atualmente, realiza obras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, entre outros, contando com 250 núcleos em atividades e 20 em formação.
Deixe seu comentário