Gaudium news > Peregrinação internacional de coroinhas coincide com o retorno da audiência geral

Peregrinação internacional de coroinhas coincide com o retorno da audiência geral

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 02-08-2010, Gaudium Press) É com uma oração vespertina amanhã e a participação na audiência geral na quarta-feira que se dará a peregrinação internacional do Coetus Internationalis Ministrantium (CIM). A associação que de modo informal reúne todos os acólitos (coroinhas) dos países europeus celebra em 2010 50 anos. Nesta segunda-feira, na Sala Marconi da Rádio Vaticana, o presidente do CIM, Dom Martin Gaechter, o vice-presidente Peter Hahnen, e o autor da estátua do padroeiro dos coroinhas, São Tarcisio, Bernhard Lang, comentaram o evento.

No programa geral para todos os participantes há a oração vespertina que se iniciará na Praça de São Pedro amanhã, dia 3, às 17h locais, e a audiência geral de quarta com o Santo Padre. Nestes dias em Roma estarão presentes coroinhas de 17 países europeus. O maior grupo de coroinhas vem da Alemanha (45.036), seguido da Áustria (3.140), Hungria (1.225), Itália (1.084) e Suíça (800).

Este ano a peregrinação acontece sobre o tema “Beber na fonte da verdade”. O logo representa um círculo azul claro com semicírculos brancos. Sobre ele, a inscrição “Roma 2010 CIM”. É um projeto de um teólogo suíço, Michael Pfiffner. Além disso, cada grupo organizou sua própria celebração, que acontecerão em diversas partes de Roma, como Piazza Navona, Fontana di Trevi, etc. e cada participante receberá um lenço colorido com as cores de seu país.

Entre os participantes, criou-se um gesto de solidariedade, com os coroinhas provenientes de países mais ricos ajudando aqueles oriundos de nações mais pobres. “Estes dias em Roma são uma festa. Estamos aqui para celebrar, viemos para estar em alegria e paz”, comentou o vice-presidente Hahnen.

Conforme explica o presidente do CIM, Dom Gaetcher, a instituição “é uma livre associação de responsáveis que operam a título voluntário ou como empenho profissional para os coroinhas na Europa, seja no âmbito de uma simples diocese, seja em âmbito nacional”. A associação apoia os coroinhas com jornadas de estudo anuais. A peregrinação internacional em Roma é uma tradição realizada a cada quatro ou cinco anos.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas