Gaudium news > Dom Alessandro Ruffinoni, novo bispo coadjutor de Caxias do Sul, toma posse no início do mês

Dom Alessandro Ruffinoni, novo bispo coadjutor de Caxias do Sul, toma posse no início do mês

dom_alessandro ruffinoni.jpg
Antes de sua nomeação, Dom Ruffinoni era bispo auxiliar de Porto Alegre

Caxias do Sul (Sexta-feira, 30-07-2010, Gaudium Press) No próximo dia 8 de agosto, a diocese gáucha de Caxias do Sul terá um novo bispo coadjutor. A celebração de posse de Dom Alessandro Ruffinoni, será no próximo dia 08 de agosto, na Catedral Diocesana Santa Teresa.

Atendendo ao pedido do bispo de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, o Papa Bento XVI nomeou no dia 16 de junho Dom Alessandro Ruffinoni como bispo-coadjutor da diocese.

De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Gilmar Paulo Marchesini, a cerimônia de posse será marcada pelo espírito de acolhida e a alegria do povo da região em receber o novo bispo-coadjutor. A celebração eucarística será presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Moretto, com a participação de grande número de bispos, sacerdotes e representantes das paróquias, comunidades, movimentos e pastorais da diocese.

“Queremos acolher a Dom Alessandro num espírito de comunhão eclesial, continuidade da ação pastoral, na normalidade de quem chega e de quem está na diocese há muito tempo. Temos a esperança de que o novo bispo vai representar um esforço para construir uma igreja atenta aos sinais dos tempos, capaz de realizar profecias diante da realidade social e política e capaz de anunciar, acolher, e animar espiritualmente essa grande porção do povo de Deus, presente nas 72 paróquias da diocese”, destaca Padre Gilmar.

Sobre o trabalho pastoral do novo bispo, o sacerdote ressalta que, primeiramente, Dom Alessandro irá conhecer a realidade da diocese, os padres e as paróquias. Acompanhará ainda as reuniões nas regiões e áreas de pastoral, celebrará o sacramento da Crisma, marcará presença na equipe ampliada de pastoral, no Conselho de Presbíteros e na equipe de formação dos seminários.

“É com muita alegria que acolhemos o novo bispo, certos de que na diversidade das culturas e das realidades que compõem a diocese, Deus nos ajudará a conservar o dom da fé, a trabalhar pastoralmente pelas grandes e pequenas causas do Reino de Deus, unidos ao bispo Dom Paulo Moretto, aos padres, religiosos, leigos, enfim, a tantas pessoas que participam e dinamizam a caminhada de nossa Igreja particular de Caxias do Sul”, conclui.

Dom Alessandro, até o momento da nomeação, era bispo auxiliar de Porto Alegre, tendo sua atuação mais específica junto ao Vicariato Episcopal de Gravataí. Também foi coordenador da Comissão do Centenário da Arquidiocese de Porto Alegre. No Regional Sul 3 é o referencial das Pastorais Sociais e junto a CNBB Nacional é o encarregado da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas