Gaudium news > Batistério do Santuário de Aparecida será inaugurado em agosto

Batistério do Santuário de Aparecida será inaugurado em agosto

montagem_cronologia.jpg
Segundo a arquidiocese, o novo batistério é idêntico à Capela da Ressureição

Aparecida (Sexta-feira, 30-07-2010, Gaudium Press) Após quase um ano de reformas, será inaugurado no próximo dia 15 de agosto o novo batistério do Santuário Nacional de Aparecida. A obra teve início no dia 14 de outubro de 2009.

O espaço, reservado para o sacramento do Batismo, terá 140 metros quadrados e fica à esquerda da Tribuna dom Aloísio Lorscheider, na nave sul da Basílica. De acordo com a arquidiocese, sua arquitetura é uma extensão da arquitetura do Santuário e é idêntico à Capela da Ressurreição, onde estão dispostos os restos mortais dos bispos que foram pastores na arquidiocese.

Simbolismos

Cada um dos elementos do novo batistério foi pensado de acordo com uma simbologia, informa a arquidiocese. A fonte batismal toda feita em mármore travertino e em formato quadrado, por exemplo, tem em seu interior, em um mosaico colorido, a cruz centro do cosmo, “sinal que marca a salvação do Cristo em seu Ministério Redentor”.

Além disso, prossegue a arquidiocese, três pequenos degraus em tons azuis remetem “à descida do Senhor aos infernos para salvar e recuperar toda a humanidade”. E nas paredes laterais externas há cenas entalhadas nesse mármore (baixo relevo) “com a síntese da fé batismal”.

Já o Ambão corresponde à pedra do túmulo onde o próprio Jesus foi o primeiro a testemunhar sua ressurreição, e tem sobre si uma pomba que é a base do círio pascal. “Do Ambão jorra uma lâmina d’água que enche esse “poço-túmulo”, e em seu frontispício gravado ao alto encontra-se “Tu és o meu filho, eu te gerei” Lc 3,22″, diz a arquidiocese.

O piso, por sua vez, continua a arquidiocese, possui um desenho que remete “à água em movimento (ação do Espírito que dá vida nesse local) e sai da Fonte-Túmulo para fertilizar os quatro cantos da Terra”. “Aqui o batizado torna-se o iluminado por Aquele que é a luz do mundo”. Segundo a arquidiocese, há uma ligação com o piso da Basílica e sua simbologia.

No altar batismal foi gravado a palavra CHRISTUS, cristão ungido. Sobre ele, três ampolas em cristal e prata guardam os Santos Óleos para a unção do neófito. Além disso, nove arcos circundam o espaço. Numa das laterais se encontram as palavras Pai, Filho e Espírito Santo, a fórmula batismal por excelência.

Enquanto isso, na parede do fundo, em marchetaria, está disposta uma grande cruz (em tom vermelho) com cinco pontos (as cinco chagas). “Dela sai o “rio da vida”, a fonte nova que dá vida aos cristãos e ao mundo”, explica ainda a arquidiocese.

Antes da inauguração, todas as cerimônias de Batismo no Santuário ocorriam em uma capela no subsolo do Santuário.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas