Vaticano emite comercialmente, pela primeira vez, moedas com a efígie de Bento XVI
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 30-07-2010, Gaudium Press) Pelo acordo de dezembro de 2009 entre o Estado da Cidade do Vaticano e a União Europeia, as moedas com a efígie do pontífice devem estar em uso de agora em diante nas lojas vaticanas. Há duas semanas, as pessoas que fazem compras nas lojas da Livraria Editoria Vaticana, no correio vaticano ou mesmo no serviço fotográfico, além de outros postos e lojas, recebem em troco moedas com a efígie do Papa Bento XVI.
Duas moedas de cinquenta centavos por cliente. Conforme informa a agência francesa I.Media, é a primeira vez desde a passagem à zona comum do Estado da Cidade do Vaticano, em janeiro de 2002 que as moedas serão usadas comercialmente, e não apenas como itens de coleção. A UE também autorizou a duplicação da quantidade de moedas cunhadas pelo Vaticano, equivalente a 2,3 milhões de euros para 2010.
Dois milhões de peças terminaram em duas semanas. A moeda apresenta a imagem do pontífice e traz a inscrição “Cidade do Vaticano 2010”. Agora, seguindo as determinações do acordo, o Vaticano foi compelido a colocar em circulação pelo menos 50% das moedas produzidas. Além disso, o Estado da Cidade do Vaticano deve se comprometer a aplicar as diretrizes comunitárias contra a reciclagem indevida e contra a fraude e a contrafação.
Deixe seu comentário