Gaudium news > Diocese de Umuarama (PR) sedia Encontro Provincial de Arquitetura e Arte Sacra

Diocese de Umuarama (PR) sedia Encontro Provincial de Arquitetura e Arte Sacra

imagem folder Arte Sacra.JPG
Evento pretende aguçar o olhar e aprofundar o conhecimento dos profissionais e da comunidade que trabalham na área

Umuarama (Quinta, 29/07/2010, Gaudium Press) A Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Província Eclesiástica de Maringá a qual pertencem as dioceses paranaenses de Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão, além da arquidiocese de Maringá, realizará o Encontro Provincial de Arquitetura e Arte Sacra, entre os dias 21 e 23 de outubro. O local do evento será o Centro de Formação do município de Perobal, na diocese de Umuarama.

De acordo com a integrante da Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra (CODIARAS), a arquiteta Caroline Salgueiro, o evento tem como objetivo aguçar o olhar e aprofundar o conhecimento dos profissionais e da comunidade que trabalham na área, para que projetos de construção, reformas e restaurações dos espaços celebrativos e sagrados respondam às exigências da liturgia, em seus aspectos arquitetônicos, simbólico e funcional.

“Queremos que os profissionais, que têm a atribuição de fazer intervenções no espaço celebrativo, conheçam o que o Concílio Vaticano II propôs e orientou por meio da Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium, para resgatar a beleza, a sacralidade e a funcionalidade do espaço sagrado. Na Igreja, a beleza, a verdade e a bondade; sinais veementes do cristianismo devem tornar os cristãos novas criaturas em Cristo”, diz.

Durante o encontro serão realizadas três palestras com as seguintes temáticas: iconografia cristã; espaço celebrativo: a casa de Deus, a casa dos homens (um olhar para dentro do mistério); e o sagrado. A primeira palestra será ministrada pelo sacerdote da arquidiocese de Sorocaba (SP), Padre Almir Flávio Scomparim, que é especialista em arte sacra e espaço litúrgico pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, e tem formação em escolas de iconografia da Argentina e de Roma.

A segunda apresentação do dia será feita pela arquiteta Ângela Carolina Laino, bacharel em pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, bacharel em arquitetura e urbanismo no Centro de Estudos Superior de Londrina (PR) e especialização em espaço litúrgico e arte sacra pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O último tema será desenvolvido pela irmã Laíde Inez Sonda, arquiteta formada pela Mackenzie de São Paulo, com curso de atualização em liturgia pela FAI de São Paulo e experiência em projetos de construção e reforma de espaços para liturgia, como por exemplo: a Basílica de Aparecida (SP), a Catedral de Chapecó (SC), e inúmeras igrejas em todo o Brasil.

Ainda dentro da programação, será realizada uma mostra de trabalhos dos participantes, por meio de banners, previamente analisados. Durante os três dias de encontro, todas as atividades terão a sua fonte e seu ápice na Celebração Eucarística.

De acordo com a integrante da Comissão, a arquiteta Caroline Salgueiro, o público-alvo são os profissionais de arquitetura, engenharia, artes plásticas, estudantes, presbíteros, religiosos, leigos e técnicos: decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas, som e iluminação e demais pessoas interessadas.

“No mundo moderno, às vezes chamado “hiper moderno”, percebemos que as pessoas perderam o sentido do sagrado, e, portanto, tudo passou a ser permitido. Assim, precisamos reencontrar o nosso norte, nossa meta, nosso eixo, para reencontrar nossa fé cristã. Pois somente em Cristo, por Ele e nEle, podemos repousar nosso olhar e redirecionar nossa humanidade na “Beleza que tudo Salva”, conclui a arquiteta.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas