Jovens madrilenhos peregrinam a Santiago de Compostela para o Encontro Europeu de Jovens
Cardeal Varela recordou os jovens que ao final do caminho eles estarão em um lugar santo |
Lugo (Terça-feira, 27-07-2010, Gaudium Press) Como parte da preparação para o Dia Mundial da Juventude (DMJ), que acontecerá no ano que vem em Madri, mais de dois mil jovens da capital espanhola começaram nesta segunda-feira uma peregrinação a Santiago de Compostela, onde de 5 a 8 de agosto – e por conta do Ano Santo Compostelano, cuja festa principal se celebrou no domingo passado, 25 de julho – acontecerá o Encontro Europeu de Jovens.
A peregrinação, que foi organizada pela Delegação Episcopal da Infância e Juventude do Arcebispado de Madri, tem como lema “Firmes na fé, peregrinamos ao encontro do Senhor”.
Na segunda-feira, cerca de 30 ônibus, cheios de jovens, partiram da praça de San Juan de la Cruz em Madri para a província de Lugo, na Galícia, onde foi celebrada uma missa na Catedral da Cidade Espanhola pelo início da peregrinação. A cerimônia religiosa – que serviu de preâmbulo para os 11 dias de ida dos jovens pelo caminho de Santiago de Compostela – foi presidida pelo cardeal Antonio Maria Rouco Varela, arcebispo de Madri.
Na homilia, após dar as boas-vindas aos participantes da peregrinação, o cardeal recordou os jovens que ao final do caminho estarão no lugar santo onde se encontram os restos do primeiro evangelizador da Espanha: “Dizer que vai ser fácil seria enganar (…) É preciso caminhar quilômetros e quilômetros, dia após dia, até chegar a Santiago de Compostela, mas há um grande sentido, porque se chega ao lugar em que se guarda a memória de um apóstolo. Mais ainda, as relíquias de um apóstolo”. O purpurado também lhes lembrou que ao concluir o percurso chegam “fisicamente cansados, psicologicamente gozosos e espiritualmente novos”.
Os peregrinos – jovens maiores de 15 anos, que vêm diferentes paróquias, congregações religiosas, colégios e movimentos vinculados à Igreja em Madri – iniciaram ontem o trajeto de Santiago pelo Caminho Norte partindo, em dois grupos, das localidades asturianas de Luarca y Navia, onde foram trasladados após a conclusão da eucaristia com o Cardeal Rouco Varela.
Entre as localidades que os jovens caminhantes percorrerão se encontram Ribadeo, Lorenzana, Mondoñedo, Abandín, Villalba, Guitiriz, Sobrado de los Monjes, Arzúa, Pedrouzu, até chegar, em 6 de agosto, ao Monte de Gozo. Em Santiago de Compostela os peregrinos participarão, no dia 7, dos atos que se organizaram com ocasião do Encontro Europeu de Jovens, para voltar à Madri no dia 8 de agosto.
Peregrinação e Encontro Europeu dos Jovens
A Peregrinação e Encontro Europeu de Jovens (PEJ) é um evento que se realiza em Santiago de Compostela dentro do Ano Santo Compostelano, o qual é comemorado cada vez que o dia de Santiago Apóstolo (25 de julho) cai em um domingo, como foi neste último.
No encontro, milhares de jovens de toda a Europa – nesta ocasião se espera a participação de cerca de 15 mil – peregrinam pelo Caminho de Santiago para compartilhar suas experiências de fé e receber a Indulgência Plenária, que é concedida em ocasiões especiais, como é o caso do Ano Santo Compostelano.
Este encontro de jovens – cujo lema é “Como o Apóstolo Santiago, amigos do Senhor”- servirá, além disso, de preparação para o Dia Mundial da Juventude de Madri, que se realizará em agosto do próximo ano.
Santiago de Compostela terá a honra, no próximo mês de novembro, de ter entre seus peregrinos Bento XVI, que visitará a cidade santa por conta da celebração do Ano Jubilar. Para a ocasião, a cidade anunciou que terá para a data uma escultura em bronze do Santo Padre, em homenagem à sua visita.
Com informação da arquidiocese de Madri e da Diocese de Lugo.
Texto original de Sonia Trujillo
Deixe seu comentário