Gaudium news > “Vejamos com júbilo o panorama que hoje o país apresenta”, clamou o arcebispo de Lima

“Vejamos com júbilo o panorama que hoje o país apresenta”, clamou o arcebispo de Lima

Cardenal cipriani.jpg
Dom Cipriani destacou a importância de fortalecer a autoestima nacional

Lima (Quarta-feira, 28-07-2010, Gaudium Press) O arcebispo de Lima, cardeal Dom Juan Luis Cipriani, celebrou hoje, na Catedral Basílica de Lima, Peru, a Santa Missa e Te Deum em homenagem ao 189º aniversário de independência do Peru. Na ocasião, o prelado exortou as autoridades a promover leis que protejam a formação das pessoas no lar, nas instituições de ensino e na vida público.

O purpurado também pediu que se construísse um grande país com ênfase na identidade nacional. “O Peru está cheio de grandeza. Nós, peruanos, sempre tivemos vocação para a grandeza. Por isso, devemos reforçar essa emoção de sermos peruanos”, clamou o prelado.

Continuando seu discurso, o Cardeal Cipriani fez críticas à agenda mundial dos governantes, dizendo que nesta encontramos muitos aspectos que não levam nem ao bem nem à verdade. Neste sentido, o arcebispo afirmou que a Pátria peruana deve se colocar a frente neste desenvolvimento integral pois, “promovendo uma justiça social, não tem porque deixar sua clara identidade moral, espiritual e católica”.

O arcebispo falou também sobre o desenvolvimento espiritual e disse que este é condição de estabilidade e continuidade, para que haja o crescimento dos povos. “Deixemos a mesquinhez de lado e vejamos com júbilo o panorama que hoje nos apresenta o país. O ódio, a vingança, o cálculo político, a violência e o egoísmo são manifestações de pequenez do espírito”, declarou.

Dom Cipriani destacou ainda a importância de fortalecer a autoestima nacional, olhando sempre para o passado com sinceridade e respeitando aqueles que forjaram a identidade do país, “sem cair no erro de desvirtuar sua realidade e desenterrar ódios e vinganças alheios aos momentos de paz que vivemos”, afirmou.

A Santa Missa e o Te Deum foram concelebrados pelos bispos auxiliares da arquidiocese de Lima e contaram com a participação de sacerdotes que integram o Cabido Metropolitano da Basílica da Catedral de Lima.

O presidente peruano, Alan García Perez, esteve presente.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas