Governo britânico prepara recepção do Papa visando a um “sucesso incrível”
Lorde Christopher Patten assegurou que as preparações estão em “bom andamento” |
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 28-07-2010, Gaudium Press) “Estou absolutamente certo de que todos os preparativos feitos pelo governo, pelos governos locais, pelas Conferências Episcopais da Escócia e Inglaterra farão da visita do Papa um sucesso incrível”, afirmou à Radio Vaticana lorde Christopher Patten, encarregado pelo primeiro ministro britânico para organizar a viagem do Papa no Reino Unido entre os dias 16 e 19 de setembro. Será uma visita de Estado, não pastoral, ao contrário da viagem de João Paulo II em 1982.
Falando sobre a organização da viagem, lorde Patten assegurou que as preparações estão “em bom andamento” e que “o programa é muito interessante”. Ele destaca o fato de que o “governo de um país com ampla maioria não-católica tenha uma agenda incrivelmente vasta de possibilidades de colaboração com a Igreja Católica: igualdade global, mudanças climáticas, sustentabilidade com o ambiente”.
O encarregado afirmou ainda na entrevista que a sociedade britânica é muito secularizada, mas vê nas pessoas, citando uma frase de um livro famoso de Julian Barnes, “Nada a temer”, o desejo por Deus: “Não creio em Deus, mas Ele me faz falta”. Esse seria, segundo o lorde, o modo incoerente de viver de muitas pessoas nos tempos atuais.
O encarregado britânico destacou ainda a importante contribuição da Igreja nas áreas mais variadas, como na formação dos jovens, na justiça social e no campo da saúde.
Deixe seu comentário