Arcebispo de Lima lança campanha para ajudar vítimas do frio
Lima (Quarta-feira, 28-07-2010, Gaudium Press) Em um comunicado disponibilizado pela arquidiocese de Lima, no Peru, o arcebispo local, cardeal Dom Juan Luis Cipriani, lançou uma campanha de solidariedade a grande parte da população peruana que vem sofrendo com as baixas temperaturas que atingem o país nessa época do ano. Os termômetros marcaram nos últimos dias, em algumas partes do território do Peru, temperaturas de 24 graus negativos. Por causa disso, em 16 das 24 regiões peruanas foi declarado estado de emergência por 60 dias.
Em sua mensagem, o Cardeal Cipriani exortou os sacerdotes, religiosos e fiéis do Peru a receberem doações de agasalhos, em bom estado, em todas as paróquias de Lima e, em coordenação com a Cáritas Lima – Vicariato da Caridade, organizarem a distribuição de ajuda, que começará na primeira semana de agosto. “Com esta campanha, peço que as famílias sejam envolvidas na ajuda aos irmãos que sofrem por causa do frio, que está causando sérios danos em diversas áreas do nosso país”, disse.
Distribuição dos agasalhos para as vítimas do frio deve começar na primeira semana de agosto/ Foto: Arquidiocese de Lima |
De acordo com informações do Ministério da Saúde peruano, até agora mais de 400 pessoas morreram em decorrência do frio no Peru. A maior parte delas, crianças abaixo dos 5 anos e idosos acima dos 60 anos. A causa mais comum da morte são doenças ligadas ao frio, como pneumonia, hipotermia e até intoxicação por aquecedores.
Contribui também para deixar o estado mais alarmante o fato de que este ano as baixas temperaturas não atingiram apenas as regiões de elevada altitude do país, mas também as florestas peruanas, cuja população não está acostumada com o frio e vem sofrendo bastante. Com informações da Rádio Vaticana.
Deixe seu comentário