Diocese catarinense de Criciúma promove Curso de Espiritualidade Litúrgica
Criciúma (Terça-feira, 27-07-2010, Gaudium Press) A diocese de Criciúma, em Santa Catarina, promoveu um Curso Diocesano de Espiritualidade Litúrgica, na Fundação Shalom, no centro da cidade. O curso foi dividido em duas etapas, uma que aconteceu durante a semana, nos dias 21 e 22 de julho, e outra que aconteceu no final de semana, dias 24 e 25.
De acordo com o Padre Antônio Mendes, coordenador de pastoral da diocese de Criciúma, o curso teve como meta fazer com que as pessoas entendam melhor o que celebram. “Queremos fazer com que os liturgistas tenham consciência que a ação litúrgica não é um mero ato de rezar. Pois a liturgia é a celebração da salvação de Deus em Jesus, é por ela, que Deus, em Jesus, vem ao nosso encontro. Jesus é o grande meio de comunicação entre Deus e nós, entre nós e Deus”, ressalta.
Participantes se aprofundaram na importância dos aspectos rituais da liturgia |
A primeira etapa do curso, realizada durante a semana, contou com cerca de 140 pessoas e com a assessoria de Dom Manoel João Francisco, bispo da Diocese de Chapecó. Dom Manoel iniciou a reflexão falando sobre a espiritualidade, enfatizando o encontro pessoal com Deus. “No tempo de Jesus, foi ele o motivo das pessoas fazerem a experiência de Deus. Hoje, Jesus continua sendo o motivo para esta experiência”, apontou o bispo.
Dom Manoel também apresentou aos participantes o conceito de liturgia, abordando os momentos de celebração da Palavra. Segundo ele, a celebração é um rito, deve ter gestos simples, ter momentos de silêncio, não deve ser falada, explicada. O bispo salientou ainda, que a liturgia não é feira de “pode e não pode”, ela deve ser vivenciada e levar a uma experiência com Deus.
Na segunda etapa do curso, que aconteceu neste final de semana, com início no sábado pela manhã e término às 12h de domingo, Dom Manuel conduziu o encontro intercalando leitura de textos sobre liturgia, momentos de grupos pequenos e esclarecimento das dúvidas em plenário.
Sobre a importância do curso, Padre Antônio destaca que a liturgia deve proporcionar o encontro com Deus, e para isso é necessário que os fiéis compreendam o verdadeiro sentido da liturgia. “A Liturgia é a oração oficial da Igreja, do Povo de Deus, do Corpo Místico de Cristo. Na Liturgia, é o próprio Jesus, junto com todos os que estão unidos a ele pelos laços da fé, do batismo e do Espírito Santo, que se apresenta ao Pai em sacrifício de salvação do mundo inteiro; que ora ao Pai, que lhe oferece louvor, adoração, agradecimento, pedido de perdão, pedido de ajuda”, diz.
O sacerdote ainda afirma que na liturgia celebra-se também a nossa vida, nosso amor, nosso arrependimento, nossa gratidão e tudo o que queremos que seja santificado por Deus. “Em particular, quando celebramos uma ação litúrgica, não somos nós que assumimos o papel principal, é JESUS, sua Igreja, isto é, todos aqueles que, pela fé e pelo batismo, estão unidos a Jesus e formam com ele uma só comunidade. Não podemos amar o que não conhecemos. Quanto mais aprofundamos nosso conhecimento em relação à liturgia, mais sentimos desejo de celebrá-la”, conclui.
Deixe seu comentário