Gaudium news > Arquidiocese de Santiago, no Chile, homenageia seu padroeiro

Arquidiocese de Santiago, no Chile, homenageia seu padroeiro

cardeal Errazuriz.jpg
Cardeal Errázuriz pediu ao fiéis que imitassem o exemplo de São Tiago e continuassem ajudando as vítimas do terremoto

Santiago (Terça-feira, 27-07-2010, Gaudium Press) Ontem, desde muito cedo, centenas de fiéis chegavam à Catedral Metropolitana de Santiago, no Chile, para celebrar a solenidade de São Tiago Apóstolo, padroeiro da cidade. A eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Santiago, cardeal Dom Francisco Javier Errázuriz e concelebrada pelos bispos auxiliares, Dom Andrés Arteaga e Dom Fernando Chomali.

Ao iniciar a Santa Missa, Dom Chomali dedicou a celebração às vítimas do terremoto que atingiu o Chile em fevereiro deste ano e também a todos os compatriotas que perderam familiares e amigos na tragédia. O prelado também pediu ao apóstolo que protegesse as celebrações do Bicentenário de Independência do país, para que este “seja um tempo de unidade e de paz, um tempo em que nos reconhecemos como irmãos”.

Em sua homilia, cardeal Errázuriz destacou o caráter solidário do apóstolo Tiago e chamou os fiéis presentes para que, imitando o exemplo do santo, continuassem ajudando aquelas comunidades eclesiais que se viram afetadas pelo terremoto, prolongando, desta forma, a solidariedade e irmandade entre as paróquias. “Esta circunstância nos convida a meditar na solidariedade do apóstolo São Tiago, e na nossa, seguindo seus passos”, disse.

Neste mesmo sentido, o purpurado exortou os presentes dizendo: “Acudamos a esta admirável solidariedade de São Tiago apóstolo com aqueles que buscam, com os agradecidos e os necessitados deste mundo. Nós, também, discípulos e missionários do mesmo Senhor de São Tiago, sejamos capazes de despertar, até em quem não crê em Deus, a sede de percorrer o caminho de São Tiago, que terminará os conduzindo àquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida”.

“Sabendo que há muitos chilenos que ainda sofrem depois do terremoto e do maremoto que os devastou, recebamos o alento do Apóstolo Solidário com Cristo e com quem o venera, contribuindo com muita ajuda, apoio e esperança, como amigos dos necessitados e daqueles que buscam. E façamos isto com o espírito de serviço que lhe ensinou seu mestre, que é também nosso Mestre e Senhor”, finalizou o cardeal Errázuriz.

Texto Original: Igor Roco

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas