Relíquias de Dom Bosco se encontram agora em Honduras
Últimos países visitados pelas relíquias de São João Bosco foram Panamá, Costa Rica e Nicaraguá. |
Tegucigalpa (Terça-feira, 27-07-2010, Gaudium Press) Em mais uma parada em sua peregrinação por diversos países da América Central, as relíquias de Dom Bosco chegaram nesta segunda-feira a Honduras. Os últimos países visitados pelo material sacro foram Panamá, Costa Rica e Nicarágua.
Em Honduras, as relíquias foram recebidas com grande júbilo. Participaram da recepção da urna autoridades da Igreja Católica, estudantes e o prefeito da capital hondurenha, Ricardo Álvarez. As relíquias de Dom Bosco permanecem no país somente até amanhã, quando serão trasladadas para o vizinho El Salvador.
Últimas “paradas”
A urna de Dom Bosco deveria ter partido da Costa Rica para a Nicarágua no dia 23 de julho, sexta-feira, mas por causa do mau tempo o aeroporto Juan Santamaría, de São José, Costa Rica, teve de permanecer fechado. Assim, as relíquias só puderam deixar o país no dia seguinte.
Já no aeroporto de Manágua, capital da Nicarágua, no sábado, 24, o próprio presidente da República do país, Daniel Ortega fez-se presente para recepcionar a urna. Ortega deu as boas-vindas à peregrinação salesiana ressaltando a importância do santo como inspirador da educação no seu país.
Peregrinação Mundial
As relíquias de Dom Bosco consistem na mão e no seu antebraço direito e uma urna com uma réplica em cera do santo italiano, que faleceu em 31 de janeiro de 1888, em Turim. O trajeto das relíquias teve início em julho deste ano, na Itália, e faz parte da preparação do bicentenário de nascimento do santo (1815-2015). A peregrinação é realizada por cerca de 130 países onde existe a presença salesiana e deve ser concluída em Turim no dia 16 de agosto de 2015, data em que o bicentenário será completado oficialmente.
Dom Bosco
Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos “Becchi”, no Piemonte, norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre.
Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, em 1869, fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.
Dom Bosco é considerado padroeiro da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens.
Deixe seu comentário